Festival de Cinema de Gramado confirma curadoria para sua edição comemorativa de 45 anos

Rubens, Eva, Santuario e Enzo_Credito Edison Vara_Pressphoto

Já em pleno trabalho e definindo diretrizes para próxima edição do evento, Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho também participam de eventos internacionais relacionados à produção e à exibição cinematográfica

No ano em que chega a sua simbólica 45ª edição, o Festival de Cinema de Gramado confirma o nome do seu trio de curadores para mais um ano de trabalho frente à seleção das mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. A argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho novamente assinam a curadoria do Festival.

A 45ª edição do evento, que acontece de 18 a 26 de agosto, já está sendo pensada pelo trio, que ainda em dezembro do ano passado se reuniu em Gramado para definir as diretrizes do cinema que será exibido no Palácio dos Festivais e em diversos pontos da cidade durante a realização das festividades de 45 anos.

O Festival de Cinema de Gramado acontece somente em agosto, mas a curadoria está trabalhando desde agora na concepção do que será visto na programação. Participando de diversos eventos e coberturas relacionadas à produção e à exibição cinematográfica em diferentes pontos do Brasil e do mundo, Eva, Marcos e Rubens aguçam seus olhares, avaliam a movimentação do cinema em diferentes plataformas e procuram o melhor da mais recente safra do cinema brasileiro e latino para levar à Serra Gaúcha.

De Punta del Este a Los Angeles

Mais uma vez vivendo de perto a temporada de premiações dos Estados Unidos, Rubens Ewald Filho acaba de voltar de uma temporada em Los Angeles, onde acompanhou os grandes lançamentos da temporada e comentou, pelo canal TNT, premiações como Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards e o Oscar. De volta ao Brasil, Rubens já está de olho em Gramado, trazendo na bagagem uma apurada e atualizada percepção do tipo de cinema que tem ganhado as telas e as premiações internacionalmente.

Entre um voo e outro também está Marcos Santuario, que recentemente participou de mais uma edição do Festival de Cine de Punta del Este, no Uruguai. Observando no evento a repercussão latina de filmes exibidos na última edição de Gramado, como “Aquarius”, “Elis” e “El Mate”, Santuario acompanhou localmente a movimentação da imprensa e de cineastas latinos, já trabalhando a prospecção de presenças em potencial para o Festival de Gramado.

Nome internacional da curadoria, a argentina Eva Piwowarski aprofunda sua vivência com a cinematografia latina ao marcar presença em eventos do gênero que conversam diretamente com Gramado, a exemplo do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, realizado na cidade de Havana, em Cuba. Levando Gramado a eventos internacionais desse porte, Eva reforça o reconhecimento ao Festival de Cinema, que, desde 2012, também vem ampliando a sua safra latina em número de países participantes e de produções inscritas.

 

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1480 POSTS

Colunas

Pés merecem mais cuidados quando se envelhece

O cuidado com os pés é um fator importante...

Temperos naturais ajudam na diminuição do uso de sal

Todo alimento ou ingrediente utilizado em excesso pode trazer...

Tratamento com Cannabis – quando utilizar?

Com a tendência crescente do uso terapêutico da cannabis...

Artigos populares

W Premium Group, para começar bem a viagem

O W Premium Group está em vários aeroportos do...

Lacerdine Galeria de Arte promove, neste sábado, Coffee Party e abertura da exposição “Ditos do Corpo”

O Coffee Party na Lacerdine Galeria, que abriga o Cafefalasartes, acontece neste sábado, 2,  a partir...

Tony Gordon faz turnê especial na rede Bourbon Hospitalidade

Tony Gordon realiza uma série de apresentações ao vivo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui