Início Agenda Festival VIVA! Japão acontece no Museu da Imigração, com atrações culturais e...

Festival VIVA! Japão acontece no Museu da Imigração, com atrações culturais e gastronômicas, que celebram a presença da comunidade nipônica no país

0
0

A primeira edição nipônica do VIVA! – festival que a cada edição celebra a cultura de um país ou região no MI -, aconteceu em 2023. Com grande sucesso entre a comunidade japonesa e o público do Museu, o evento reuniu um público de cerca de 4.500 pessoas, para 16 horas de programação cultural e gastronômica que reverenciaram a cultura do Japão, no ano em que se comemorou 115 da imigração japonesa no Brasil.

Para este ano, o evento promete ser ainda maior e terá atrações de dança, música, gastronomia, audiovisual, além de oficinas de técnicas artísticas e artesanato. A variada gama de atrações contempla aspectos tradicionais e contemporâneos da cultura japonesa.
O jardim do MI recebe o palco que sediará apresentações de dança, música e performance. Entre os destaques estão a renomada cantora japonesa Karen Ito; apresentações de Taikô – tradicionais tambores japoneses – e do grupo Shyudaiko; concurso de Cosplay e show com o mágico Luciano Takeda, amplamente conhecido na comunidade japonesa como o Mago dos Balões.
Quem quiser mergulhar na manualidade japonesa, terá acesso a oficinas diversas, como Chawan (recipiente utilizado na secular cerimônia do Chá Japonês), Mangá, Oshibana, Pixel Art e Origami. Aqui vale destacar que a oficina “A chawan do Japão e o universo multicultural de cada um”, será ministrada por ceramistas do Ateliê da renomada Hideko Honma. Os participantes serão conduzidos na aplicação da técnica de modelagem manual do barro para criar a sua chawan pessoal. As oficinas são gratuitas, têm vagas limitadas e por ordem de chegada. Ainda na área das artes manuais, haverá exposição de Bonsai e Ikebana.
Um dos grandes destaques da edição será a presença da conceituada diretora de cinema, a nissei Tizuka Yamasaki. No auditório do MI, no dia 29 (sábado), às 14h, acontece a exibição do documentário “Tomie”, que sob a ótica de Yamasaki, mergulha na vida e obra da renomada artista plástica Tomie Ohtake que traduziu o encontro entre a cultura japonesa e brasileira. Após o filme, Tizuka recebe Tatiane Takiyama (ativista, de ascendência japonesa e multiartista que atua na causa antirracista interseccional) para um debate sobre o documentário, em que o público poderá participar. Outra atividade que integra a programação de audiovisual será a exibição de Animes, com os títulos: “O Duende do Rio e o Sampei” e “Crayon Shinchan”.
Na área gastronômica do festival, o público poderá saborear comidas típicas do Japão, desde as mais tradicionais como algumas contemporâneas ou na linha fusion. Estarão presentes expositores como Yu Yatai (takoyaki e okonomiyaki); COA (lamen, udon, temaki, tempura, kare); Chen’s (yakisoba, guioza, bolinha de kani, hot roll, poke); Nakamise (bento tonkatsu, chicken katsu, karaague e espetinho); Dogkebi (stick dog); Revan (bubble waffle e bubble tea); Hachi Crepe (Crepe Japonês, Taiyaki); Nanaya (doces japoneses), entre outros.

 

Serviço

VIVA! Japão

Datas: 29 e 30 de junho

Horário: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Ingressos: Retirada exclusiva pessoalmente na bilheteria do Museu, nas datas do evento (Evento com capacidade limitada e sujeito à lotação)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui