Hábitos saudáveis são grandes aliados da saúde digestiva

Cuidados específicos trazem benefícios a longo prazo, explica especialista

Formado por vários órgãos, mas especialmente pelo estômago, fígado e intestino, o sistema digestivo é fundamental para o corpo humano, uma vez que estes órgãos são responsáveis pela digestão de alimentos, absorção de água e glicose, vitaminas, proteínas e minerais, neutralização e eliminação de toxinas e, ainda, a promoção da manutenção do sistema imunológico. 

Para o Dr. Márcio de Queiroz Elias (CRM 82558 SP), gerente médico da divisão de Consumer Health da Hypera Pharma, os cuidados com a saúde digestiva devem ser diferentes quanto a pacientes do sexo feminino e masculino. Isso acontece por conta de diversos fatores.

“Muitas vezes, fatores hormonais como, ciclo menstrual, gravidez, ou até mesmo estresse, podem alterar a saúde do sistema digestivo. “, explica “Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis, que colaboram com o funcionamento esperado do sistema. Ingerir líquidos, manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos são grandes aliados, além de, claro, consultas periódicas ao médico de confiança. “

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a constipação intestinal acomete mais pacientes do sexo feminino, enquanto doenças do aparelho digestivo ocupam o 2º lugar no ranking de mortalidade masculina.

É importante atentar-se a alguns sinais do corpo como: azia, má digestão, dores de cabeça constantes e distensão abdominal pois eles podem ser alertas do corpo de que alguma coisa não vai bem nesta região, nesses casos, é muito importante procurar por ajuda médica especializada.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui