O novo conjunto de diretrizes tem como objetivo complementar nossas políticas sustentáveis e promover o bem-estar animal nas mais diversas frentes da empresa. No campo da alimentação, a Accor reforça seu compromisso com a origem responsável dos produtos, buscando fornecedores que adotem práticas éticas de criação, transporte e abate, além de priorizar produtores localizados geograficamente próximos dos hotéis, para reduzir ao máximo o tempo de transporte de animais. A operação brasileira também se compromete a adquirir produtos que contenham carne suína provenientes exclusivamente de sistemas de gestação coletiva, preferencialmente cobre-e-solta — técnica de manejo onde as fêmeas são inseminadas e depois soltas em baias coletivas, em vez de serem mantidas individualmente até o parto.
Outro pilar importante da política é o compromisso com a não utilização de itens testados em animais, tanto para itens de limpeza utilizados nos hotéis quanto para os de higiene e cuidado pessoal oferecidos aos hóspedes. A companhia também prioriza linhas que não incluam componentes de origem animal na composição.
Como parte da política de bem-estar animal, a Accor também busca promover um ambiente acolhedor e pet friendly. Os hotéis contam com uma decoração selecionada de forma cuidadosa, com materiais sustentáveis e cruelty-free, para respeitar a dignidade dos animais e o equilíbrio ecológico do planeta. As marcas da rede também não apoiam ou patrocinam eventos de moda que contenham peles de animais ou outros produtos oriundos de qualquer prática considerada crueldade animal, além de atividades e pessoas que exponham animais a situações de abuso físico, mental e psicológico, como circos, delfinários, aquários, pesca esportiva, carruagens, jogos de luta com animais, rodeios, corridas de cavalos e exposições com animais.
“Reconhecemos que o caminho rumo ao respeito integral ao bem-estar animal é contínuo. Por isso, assumimos o compromisso de seguir avaliando, aprimorando e expandindo nossas práticas de forma constante. Adotamos o princípio da transparência nesse processo e, por isso, comunicaremos de forma clara e responsável todas as nossas iniciativas, conquistas e certificações ao longo dessa jornada, afirma Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy.
Essas práticas estão alinhadas com o pacto global da marca com a sustentabilidade, que inclui metas ambiciosas, entre elas, eliminar 90% dos plásticos de uso único de suas operações, certificar 100% dos hotéis em sustentabilidade e fazer com que 50% dos pratos oferecidos até 2030 sejam à base de vegetais – 72% dos hotéis já disponibilizam essas opções em seus cardápios.
Além do impacto ambiental, as iniciativas da Accor refletem uma demanda crescente dos consumidores por práticas mais éticas e responsáveis. Segundo o estudo “Engaging Travellers to Embrace More Sustainable Behaviours”, realizado pela Accor em parceria com a Booking.com e a Universidade de Surrey, 80% dos viajantes acreditam que viajar de forma sustentável traz benefícios e 65% preferem acomodações com certificação ou selo ambiental. Além disso, 43% dos hóspedes estão dispostos a pagar mais por opções sustentáveis.
O que dizem nossos parceiros:
“Parabenizamos a Accor por esse importante passo! É inspirador ver uma rede tão influente assumir o compromisso de oferecer 50% de opções vegetarianas ou plant-based e priorizar receitas de baixa emissão de carbono em seus hotéis. Nós, do EscolhaVeg, estamos animadas para seguir apoiando essa iniciativa, contribuindo com a elaboração de receitas e o treinamento das equipes”, comenta Bruna Nascimento, gerente de políticas alimentares da Mercy For Animals.
“A Accor, com suas políticas de bem-estar animal, tem um impacto positivo na vida de milhões de animais e o poder de influenciar outras empresas a adotarem práticas similares. Estamos trabalhando com a rede em sua jornada para eliminar ovos de galinhas criadas em gaiolas de sua cadeia de fornecimento, o que reforça seu compromisso com uma cadeia de produção mais sustentável. Ações como essas mostram que é possível alinhar negócios e responsabilidade ética.” – Julia Almeida, Gerente de Relações Corporativas da Animal Equality Brasil.
“Compromissos públicos com o bem-estar animal não são apenas declarações, são pactos com a sociedade civil. Ao assumir essa agenda de forma clara e estruturada, a Accor se destaca como referência no setor hoteleiro e demonstra que é possível alinhar ética, hospitalidade e sustentabilidade. Nós, do Fórum Animal, temos orgulho de contribuir com essa conquista e seguiremos acompanhando de perto sua implementação”, explica Taylison Santos, Diretor Executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.