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Nostalgia dos anos 2000: como marcas transformam memórias em novas experiências

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Negócios se inspiram nas referências da virada do milênio para inovar em ativações e itens

O universo dos anos 2000 está de volta, influenciando muito mais que o cinema. Além das continuações de filmes clássicos como Sexta-Feira Muito LoucaJurassic World, Super-Homem e O Diabo Veste Prada, esse revival alcança moda, produtos, música e hábitos de consumo que marcaram gerações. De brinquedos e roupas retrô a receitas que remetem à infância, essa onda resgata recordações afetivas e cria uma conexão emocional forte, que as empresas transformam em estratégias de sucesso, unindo passado e presente para despertar desejo.

De acordo com pesquisa da Mission Brasil, divulgada em março de 2025, 92,3% dos brasileiros afirmam que conteúdos digitais influenciam suas decisões de compra relacionadas a produtos nostálgicos. Diferentes setores aproveitam esse movimento para criar mercadorias e experiências que remetem à cultura dos anos 2000. Isso inclui desde vivências até edições limitadas de lançamentos, conectando o público a momentos marcantes da adolescência e juventude. O resultado é um consumo que aumenta o engajamento do público e impulsiona as vendas.

Segundo Lucien Newton,  vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, a nostalgia é como um gatilho emocional de alto impacto, quando bem acionada, ela não apenas resgata memórias, mas reacende sentimentos que o público pensava ter deixado no passado. “Reviver uma campanha antiga só funciona quando ela conversa com o agora, e é aí que mora a magia. Ao tocar millennials e geração X com elementos que marcaram suas vidas, você não vende apenas um produto ou serviço, vende uma sensação de pertencimento. O grande trunfo está em transformar lembranças em experiências novas, criando uma ponte irresistível entre passado e presente”, comenta.

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