Turismo, cultura e sustentabilidade. Estas são premissas do Espaço TurisArte, um local que passa a ser um centro de referência do artesanato produzido no estado do Rio de Janeiro, apresentando as diversas vertentes do segmento e auxiliando os mais de 7 mil artesãos fluminenses cadastrados pelo Governo do Estado.
Com importante apoio de Furnas na recuperação e reestruturação do imóvel, o Rio de Janeiro ganha mais uma opção de lazer e cultura, em pleno período olímpico. Localizada em Botafogo, na Zona Sul carioca, a TurisArte contará com exposições permanentes de peças produzidas em 26 municípios do RJ, áreas de convivência, além de dezenas de oficinas que permitirão ao profissional aprimorar seus conhecimentos técnicos e expandir seus conhecimentos para relacionamento com o mercado.
” O artesanato tem uma relação muito tênue com o turismo. Os turistas respondem por uma parcela enorme entre os consumidores destes produtos. O interesse pela identidade regional de nossas cidades e a exclusividade de cada objeto atrai o olhar do visitante para as peças que serão disponibilizadas em nosso espaço. O volume de profissionais vem aumentando muito em função do mercado estar cada vez mais interessado no segmento. A TurisArte chega para suprir esta carência e proporcionar um crescimento organizado e valorizado do artesanato em nosso estado”, explica o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.
Quem visitar o espaço conhecerá produtos com características muito variadas. São artigos de decoração, vestuário, assessórios, utensílios domésticos, entre outros. A matéria-prima varia entre tecido, papel, madeira, pedras, argila, couro, vidros, metais até escamas de peixe.