Viagem com sabor: 69% dos brasileiros escolhem destinos com foco na experiência gastronômica

A gastronomia conquistou de vez o seu lugar como parte essencial da experiência de viagem. De acordo com uma pesquisa global encomendada pela Booking.com para entender os comportamentos e inovações que devem moldar o setor de turismo nesse ano, 69% dos viajantes brasileiros consideram a culinária local um fator importante na hora de escolher o destino de uma viagem.

Além disso, a influência gastronômica atravessa perfis e gerações: entre as mulheres do país, esse percentual sobe para 73%, enquanto entre os homens é de 65%. A motivação é igualmente forte entre diferentes faixas etárias, com 71% dos Millennials valorizando a comida local como critério de decisão, seguidos por 68% da Geração X e Z.

O levantamento também identificou um comportamento mais amplo, no qual 67% dos viajantes brasileiros afirmam que viver a cultura e a gastronomia locais é uma motivação pessoal para viajar, com maior destaque entre as mulheres (72%). Essa motivação se traduz em prática com o planejamento de alguma experiência gastronômica nas viagens desses viajantes, como: visitar restaurantes locais pouco conhecidos (59%), visitar mercados locais (56%), experimentar comida de rua (53%) e visitar uma cervejaria ou vinícola local (46%) participar de um tour culinário, aula de cozinha ou jantar em um restaurante específico.

A gastronomia também influencia a etapa de reserva da hospedagem. Quase metade dos brasileiros (43%), que fizeram reservas on-line, considera importante saber se há opções de alimentação disponíveis no local, especialmente os Millennials (44%) e homens (44%).

Influência cultural

Além do paladar, a tela também tem papel importante. A pesquisa mostra que 26% dos viajantes brasileiros são inspirados por séries e filmes na hora de planejar uma viagem. E entre esse grupo, 58% desejam experimentar uma comida que viram em um programa ou filme, com destaque para as mulheres (63%) e a Geração X (65%). Além disso, 55% querem visitar restaurantes mostrados nesses programas, desses dados sobressaem mulheres (60%) e a Geração Z (60%).

Esses dados reforçam que, mais do que uma motivação, a gastronomia é parte relevante da jornada de viagem: do primeiro clique ao momento da experiência, passando pela escolha da hospedagem, o que se come importa para o viajante brasileiro.

Fonte: Booking.com

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1447 POSTS

Colunas

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Aprenda como as cores tem relação com os nutrientes nas frutas

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo...

Cuidados Essenciais para a Saúde dos Idosos no Inverno

O inverno traz consigo um conjunto de desafios, especialmente...

Artigos populares

Golpes contra idosos

Sabe aquelas reportagens que aparecem no jornal sobre idosos...

10 construções medievais para se hospedar no Alentejo

No Alentejo, passado e presente se encontram de maneira...

Crescimento do turismo sênior impulsiona locações por temporada

Com mais tempo livre, estabilidade financeira e foco em...

Viagens aos EUA ficarão mais caras

A partir de outubro de 2025, entra em vigor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui