Semana Manuel Bandeira marca o 130º aniversário do poeta recifense

selo-manuel-bandeira-adeildo-leite

Recife vai celebrar os 130 anos do poeta Manuel Bandeira. A partir da próxima segunda-feira, 18/4, o Espaço Pasárgada (casarão na Boa Vista onde o poeta viveu parte de sua infância), acolhe uma série de atividades culturais direcionadas ao público geral e uma programação educativa, que vai envolver estudantes de quatro escolas da capital pernambucana.

Com o tema Bandeira e a cidade, a Semana Manuel Bandeira 2016 sugere um reencontro especial com as crônicas e poemas do escritor, que destacam memórias e o afeto de Bandeira pelo Recife. “A Semana é um momento oportuno para divulgarmos, especialmente entre os mais jovens, o vasto legado do poeta e sua grande contribuição para a cultura brasileira”, comenta Marília Mendes, gestora do equipamento cultural ligado à Secult-PE e à Fundarpe, realizadoras do evento.

Com este objetivo, além das visitas guiadas ao Pasárgada – que apresentarão a vida e a obra de Bandeira a estudantes de 6 a 15 anos -, a programação gratuita também inclui recitais poéticos, exibições de filmes, escambo de livros, leitura dramatizada, oficinas e debates. Em mais uma edição, a parceria com o Programa Manuel Bandeira, iniciativa de fomento à leitura desenvolvida pela Prefeitura do Recife, vai permitir ainda a apresentação de trabalhos estudantis baseados na obra do escrito. Destaque também para a parceria com a Biblioteca Pública do Estado e também o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, onde acontecerão ações descentralizadas.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca que “a articulação com escolas e a oferta de ações que estimulam o gosto pela leitura reforçam a vocação do Espaço Pasárgada, que é o de contribuir para a formação cultural da nossa gente”. Uma cerimônia especial está marcada para as 19h da segunda-feira (18). Na ocasião, será lançado o Selo Comemorativo pelos 130 anos de Manuel Bandeira e os 30 anos do Pasárgada, criado pelo artista visual Adeildo Leite.

OUTRAS LINGUAGENS
A literatura é o destaque, mas todas as linguagens artísticas cabem na Semana Manuel Bandeira. No dia do aniversário do poeta (19/4), por exemplo, haverá exibição de videopoemas produzidos nas oficinas facilitadas por Eva Jofilsan, além de uma sessão especial e debate no Cine Pasárgada, com o filme Boi Neon, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro. Já a noite de encerramento da programação (20) será marcada por uma leitura dramatizada de ‘Macbeth’ (obra traduzida por Manuel Bandeira), com o Grupo Magiluth e pelo recital ‘As Mulheres de Bandeira’, com participação de Cida Pedrosa e Silvana Menezes.

O público terá ainda a oportunidade de conferir exibições gratuitas de curtas-metragens inspirados na obra do recifense ilustre, como Poeta do Castelo; Porquinho da Índia; Trem de Ferro; e Vou-me Embora pra Pasárgada.

30 ANOS DO ESPAÇO PASÁRGADA
Foi no sobrado nº 263 da Rua da União, hoje Espaço Pasárgada, em que poeta Manuel Bandeira viveu dos seis aos dez anos. O casarão em estilo neoclássico, de propriedade do avô de Bandeira, inspirou vários de seus poemas. Em um deles, “Evocação do Recife”, Bandeira retrata a cidade pela ótica de uma criança que começa a descobrir o mundo que existia para além das fronteiras da casa de seu avô. Em 19 de abril de 1986, dia do centenário de nascimento do poeta, a já conhecida Casa de Manuel Bandeira foi inaugurada com o nome de Espaço Pasárgada. O prédio, construído em 1825 e tombado pelo Governo do Estado através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, em 1983, passou a funcionar como um espaço de preservação da obra do poeta e de fomento à literatura.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MANUEL BANDEIRA 2016
De 18 a 20 de abril | Acesso gratuito

ESPAÇO PASÁRGADA
Rua da União, 263 – Boa Vista/Recife

 

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

Quarta-feira, 19/4
10h – Comemoração do aniversário de Manuel Bandeira
Confecção de bandeiras poéticas a partir da poesia ‘Trem de Ferro’
Local: Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (NACC) | Rua do Futuro, 855 – Graças, Recife

De 18 a 20/4
10h às 17h – Exposição das obras de Manuel Bandeira
Local: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco | Rua João Lira, s/n – Santo Amaro, Recife

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui