Ser mulher e viajar sozinha: 15 dicas preciosas da especialista que faz isso há mais de 30 anos

Diana Carvalho conta como aproveitar e conhecer o mundo sem medo

A delícia de viajar em sua própria companhia e aumentar a conexão consigo, com liberdade e autonomia para inventar e aproveitar cada oportunidade também exige alguns cuidados com a segurança e atenção às regras de cada destino.

A especialista Diana Carvalho, CEO da Mundo4e, conta que já faz isso há mais de 30 anos e já passou por diversas situações inusitadas. Com essa vasta experiência, Diana criou uma lista de conselhos para que toda mulher possa viajar para onde quiser e desfrutar ao máximo. Veja as 15 dicas:

  1. Pesquisa: Pesquise o destino da forma usual, mas também dando atenção especial ao item “segurança para mulheres que viajam sozinhas”. Você vai encontrar dicas e orientações muito valiosas. Preste atenção se não são informações antigas. Quanto mais atualizadas, melhor.
  2. Intuição: Mais diálogo interno. Preste atenção nos avisos e alertas que sua intuição vai te dar. Confie neles. Quando a gente viaja sozinha, a nossa intuição fica muito mais alerta.
  3. Responsabilidade: Seja responsável, preserve-se, cuide-se. Pense antes de agir. Lembre-se que você está sozinha e que na viagem é somente você por você. Esta sensação é maravilhosa.
  4. Conexão: Aproveite para se conectar com a sua espiritualidade. Independentemente da religião, se você acredita em Deus, anjos da guarda, santos e guias espirituais (como eu), ative todos eles. E estreite relações.
  5. Riscos: Evite aventuras muito arriscadas, esportes muito perigosos, práticas inconsequentes, como andar sozinha de madrugada, por exemplo.
  6. Bebidas: Cuidado com bebidas. A gente fica muito vulnerável quando bebe. Deixe para fazer isso quando tiver com os amigos por perto para que possam te proteger. Aproveitando, cuidado para não beber no copo de outras pessoas e para não colocarem nada na sua bebida. Não solte o copo enquanto estiver consumindo o drink.
  7. Defesa pessoal: Aprenda defesa pessoal feminina antes de viajar. Tem muitos cursos online, vídeos no Youtube, perfis no Instagram, etc. que falam sobre o assunto. Saiba se defender.
  8. Postura: Seja segura. O fato de saber técnicas de defesa pessoal é muito mais eficiente pelo efeito psicológico, pela postura firme que você assume, do que pelas técnicas em si. Mas se precisar, você saberá usá-las.
  9. Exposição: Se você é daquelas que compartilham a viagem nas redes sociais, como eu, evite fazer isso em tempo real. Já vi muitas mulheres passarem por perrengues por este motivo. A internet infelizmente tem das suas armadilhas.
  10. Acomodação: Na hora de fechar a acomodação, especialmente se for em hostels ou em um trabalho voluntário, opte pelas que tiverem uma boa quantidade de avaliações, de preferência mais recentes.
  11. Segurança: Ainda com relação à acomodação, opte por regiões mais seguras das cidades por onde você for passar. O Google resolve tudo, basta perguntar: “onde é seguro se hospedar em…?” ou então “qual a melhor região para se hospedar em…?”.
  12. Família: Compartilhe a sua viagem com seus familiares e amigos mais próximos. Deixe um roteiro com eles, dia a dia, mande notícias por um grupo de WhatsApp e sua localização. É importante que as pessoas saibam onde você está.
  13. Precaução: Não responda a cantadas, galanteios e provocações, especialmente de grupos com vários homens juntos. Você está sozinha e por mais absurdo que possa parecer, a sua segurança é mais importante do que a militância neste momento. Especialmente no exterior.
  14. Seguro viagem: Viaje com um excelente seguro viagem. Estando sozinha, isso é ainda mais importante.
  15. Preconceito: Mulheres que viajam sozinhas infelizmente podem ser vítimas de preconceito na imigração de muitos países. Falo por experiência própria. Por isso, tenha sua documentação de viagem impecável: passaporte, vistos, vacinas, vouchers de hotel, hostel, carta convite de parentes e amigos, passagem aérea de volta, um roteiro dia a dia completo com a programação do que você pretende fazer, cronograma e guia de viagem. Todos estes documentos muitíssimo bem organizados são uma prova de que você é apenas uma linda viajante.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui