Sesc Santo André recebe a exposição Darwin, o Original

Realizada em parceria entre Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, a mostra interativa chega ao ABC e apresenta as várias facetas do cientista Charles Darwin

A exposição Darwin, o Original é fruto de uma parceria entre o Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, idealizadora da mostra original em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França. O projeto conta, ainda, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e com o patrocínio do Magazine Luiza, e foi concebida através da Lei de Incentivo à Cultura. Desde que teve sua primeira montagem no Brasil a exposição já recebeu mais de 90 mil pessoas nas unidades do Sesc em Interlagos (2022) e Campinas (2023).

A curadoria contou com o apoio de um comitê científico multidisciplinar. Darwin, o Original contrasta dois universos: um predominantemente histórico, configurado no uso sistemático de reproduções de imagens do século XIX, e um contemplativo, que permite que o tema da ciência evolutiva atual seja compreendido de forma diferente e com diversos conteúdos interpretativos atemporais.

Para a montagem da mostra no Brasil, foi criada a Sala Brasil — um espaço elaborado especialmente para ilustrar a passagem do naturalista por terras brasileiras. A curadoria é de Leda Cartum e Sofia Nestrovski, com consultoria científica de Flávia Natércia da Silva Medeiros.

“Depois de ter percorrido os caminhos de Darwin na sua teoria da seleção natural, a última sala da exposição Darwin, O Original convida a uma viagem no tempo, pelo passado natural e cultural do Brasil. Estão expostos fósseis de animais extintos que já viveram aqui, assim como os de outros que ainda vivem; amostras de madeira e pinturas de naturalistas ilustram a diversidade das árvores brasileiras; a trilha, composta por Luca Raele, traz para a sala os cantos de aves locais. O visitante vai entrar em contato com os múltiplos tempos que se acumulam no agora, olhando darwinianamente para o próprio território”, comentam as curadoras, que são autoras do livro As vinte mil léguas de Charles Darwin e do podcast de divulgação científica Vinte mil léguas.

DARWIN, O ORIGINAL
Abertura: 15 de março de 2024, às 11h.

Período de visitação: 15 de março a 13 de agosto, terça à sexta, das 10h30 às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Local: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Classificação – Livre
Entrada Grátis – Sem retirada de ingressos.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui