Shopping Pátio Paulista sedia exposição “Império Romano e os corpos de Pompeia”

Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso a mais de 200 peças arqueológicas, que mostram em ambientes cenográficos a forma de vida do antigo Império Romano

A Capital Paulista recebe pela primeira vez, a exposição “Império Romano e os corpos de Pompeia”, que conta com mais de 200 peças arqueológicas, entre 132 originais e 87 réplicas, e ambientes cenográficos que mostram a vida e o cotidiano de um povo, que influencia a humanidade até os dias de hoje. Com forte apelo em ações culturais, o Shopping Pátio Paulista pomove a exposição com entrada gratuita até o dia 30 de maio.

A descoberta arqueológica de Pompeia e Herculano tem grande importância para a compreensão do antigo Mundo Romano. Pompeia é um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda história humana. A erupção do vulcão Vesúvio em 79d.C. devastou Pompeia e cidades próximas, criando uma espécie de cápsula do tempo em que casas, pessoas e todos os seus pertences ficaram sepultados sob cinzas, lama e terra por séculos, até que em 1748 iniciaram as primeiras escavações arqueológicas.

“O Pátio Paulista está inserido no corredor cultural e de grande importância na região da Paulista. Por aqui temos o Masp, a Japan House, o Itaú Cultural, o Instituto Moreira Salles e muitos outros espaços. O nosso DNA tem o tema Cultura, que nos provoca o tempo todo a pensar em ativações que levem conhecimento e lazer aos nossos clientes. Com essa exposição, queremos oferecer uma verdadeira experiência de cultura aos nossos visitantes e transportá-los para Roma antiga. A mostra é gratuita e fica aqui no Shopping até o dia 30 de maio”, reforça Gabriel Lima, gerente de Marketing do Shopping Pátio Paulista.

Pompeia – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Pompeia foi uma cidade do Império Romano, localizada próxima a Nápoles, na região da Campânia, no sul da atual Itália. No contexto da época, a cidade não possuía um grande destaque, apesar de vivenciar certa prosperidade econômica, muito por causa das terras férteis da região.

Em 79 d. c., Pompeia foi destruída por uma grande erupção do vulcão Vesúvio, que ficava nas suas margens. A tragédia dizimou parte da população, seja pela exposição a massas de gases tóxicos, o soterramento ou, e principalmente, as intensas ondas de calor. A cidade foi totalmente coberta por cinzas e sedimentos de rochas vulcânicas, que se acumularam por aproximadamente 25 metros.

Pompeia só seria redescoberta mais de 1600 anos depois, contudo, as escavações mais sistemáticas do local só ocorreram ao longo dos séculos XIX e XX. Por causa do soterramento, a quantidade de objetos e artefatos encontrados é extremamente alta, além disso, o estado de preservação de tais materiais é superior à média. Desse modo, uma cidade pouco conhecida tornou-se uma das principais fornecedoras de fontes de informações sobre Roma. Em 1997, Pompeia foi declarada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Curiosidades: Sarcófagos e Corpos petrificados

O acervo tem destaques de réplicas de corpos petrificados de Pompeia, incluindo um cavalo e um famoso cão, um sarcófago, busto de Júlio Cesar, instrumento de batalhas e diversas peças históricas. A curadoria cultural da exposição é assinada pelo brasileiro Maisur Musa, um apaixonado por antiguidades, que desde 1995 realizou mais de 90 exposições pelo território brasileiro atraindo todos os tipos de públicos, todas as faixas etárias, desde leigos a estudantes e profissionais das diversas áreas pertinentes aos temas da mostra.

SERVIÇO – Shopping Pátio Paulista

Exposição “Império Romano e os corpos de Pompeia” (Entrada Gratuita)

Abertura: 21 de Abril (Feriado)

Horário: 12h às 21h (Segunda a Sábado)

Horário: 14h às 20h (Domingos e Feriados)

Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 – Espaço Piso Jardins 3º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-90

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cardápio adequado para quem tem restrições alimentares

Criada há mais de 10 anos pelo Instituto Jô...

Pinhão: entenda os benefícios para saúde e bem-estar

O pinhão, obtido a partir da semente da araucária,...

É possível manter o peso perdido? Endocrinologista comenta

As estatísticas ditam contra: 80% das pessoas que perdem...

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Artigos populares

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui