Vírus Sincicial Respiratório (VSR), típico de inverno que pode causar complicações graves

Nessa época do ano, durante o inverno, há um aumento de circulação de vários vírus, como o VSR, e também de bactérias que tem transmissão respiratória. Dados epidemiológicos nacionais mostram que mais de 50% das infecções respiratórias das últimas semanas foram causadas pelo VSR.

O inverno é uma época de temperaturas mais baixas e, devido ao frio, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação adequada e muitas vezes em aglomerações, favorecendo, assim, o  aumento da circulação de vírus e bactérias. Porém, um vírus que merece atenção devido a alta incidência nessa estação e é pouco falado, principalmente entre a população adulta e idosa, é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O VSR também pode ser grave para a população acima de 60 anos, principalmente naqueles que possuem condições crônicas de saúde, também chamadas de comorbidades, e que podem apresentar quadros mais graves da doença, como pneumonia e até o óbito.

De acordo com o site InfoGripe, que monitora dados de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, tendo como fonte dados do sistema Sivep-gripe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, desde o início do ano até a semana 24 (encerrada em 15/06/2024 – momento que antecede o inverno), 44,9% dos casos reportados de SRAG em 2024 foram VSR. O relatório trouxe também dados das semanas 21 a 24, período de maior circulação do vírus neste ano, chegando a 51,0% dos casos de SRAG terem como agente identificado o VSR.

Segundo a Dra. Lessandra Michelin (CRM 23494-RS), infectologista e líder médica de vacinas da GSK, esses dados mostram que o VSR co-circula com diversos outros vírus respiratórios, mas pode impactar mais do que Influenza e SARS-COV-2, por isso, é importante ter cuidado nessa época do ano. “A população conhece o VSR por causa da bronquiolite em bebês, mas os adultos raramente são testados e, como os sintomas podem ser confundidos com um resfriado, como coriza, tosse, febre e mal-estar, o VSR acaba sendo pouco conhecido e é subdiagnosticado. No entanto, a letalidade em idosos no Brasil, segundo dados de vigilância epidemiológica, é maior do que em crianças, chegando a ser até 20 vezes maior em adultos com 60 anos ou mais”, explica e complementa.

Formas de transmissão

Assim como a gripe e a COVID-19, o Vírus Sincicial Respiratório pode ser facilmente transmitido através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, contatos próximos, como beijo, ou por superfícies contaminadas. Pessoas infectadas geralmente transmitem o vírus por até oito dias e, além disso, podem propagá-lo um ou dois dias antes de começarem a apresentar os primeiros sinais da doença. No entanto, alguns indivíduos, especialmente aqueles com sistema imunológico enfraquecido, podem continuar disseminando o vírus mesmo depois de cessarem os sintomas, por até quatro semanas. 

“Vale alertar ainda que crianças pequenas são frequentemente expostas e infectadas pelo VSR, principalmente em ambientes como creches, escolas, parquinhos e festinhas, e poderão transmitir o vírus aos adultos mais velhos, como os avós”, conta Dra. Lessandra.

Prevenção

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a vacinação é uma das formas de prevenção contra o VSR. Além disso, algumas outras medidas podem ajudar a prevenir o contágio e transmissão, como lavar as mãos frequentemente; evitar tocar no rosto, nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas doentes; limpar e desinfetar superfícies que são tocadas com frequência; e evitar sair de casa quando estiver doente

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui