Na Catedral Da Sé, 56 Vitrais Europeus e Brasileiros

Produzidos entre as décadas de 1940 e 1950, os vitrais da Catedral da Sé são exemplos da riqueza artística e histórica do principal templo da igreja em São Paulo. Com entrada gratuita, a exposição LUZ: VITRAIS DA  oferece ao público um olhar inédito sobre as 56 obras de arte produzidas em vidro. Com autores da Hungria, França, Itália e Brasil, elas trazem desde cenas bíblicas a passagens da história do Brasil.

Fabricados na Itália, França e no Brasil, os vitrais foram desenhados por nomes com importante atuação na arte sacra (tendo obras presentes em catedrais como a de Milão e a basílica Santa Maria Maior, em Roma), arte contemporânea e design. Como, por exemplo, o francês Max Ingrand (1908 – 1969), autor de luminárias de sucesso mundial e um dos responsáveis pela reinstalação dos vitrais da Catedral de Notre Dame, em Paris, após a Segunda Guerra Mundial.

Para contar essas histórias, foram desenvolvidos recursos que prometem atrair públicos de diversas idades e interesses. “Buscamos uma aproximação diferente, exibindo aspectos dos vitrais a partir de imagens e explorações sensoriais que devem surpreender”, afirma Camilo Cassoli, curador da exposição LUZ: VITRAIS DA SÉ. “Além de cenas captadas a mais de 20 metros de altura – evidenciando detalhes que o grande público não tem normalmente acesso -, há, por exemplo, uma obra que reproduz aromas de elementos naturais retratados nos vitrais da Sé como uvas, maçãs e espécies de flores”, complementa. Além de um filme com detalhes das obras de arte, o visitante da mostra poderá observá-las in loco a partir de lunetas e totens informativos destacando o que representam, quem são seus autores e onde foram produzidas.

Uma linha do tempo narra os 280 anos da Diocese / Arquidiocese de São Paulo, comemorados em dezembro de 2025, e relaciona alguns de seus principais momentos com fotos históricas e a iluminação pública da cidade.

LUZ: VITRAIS DA SÉ tem entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos – e acontece no espaço principal da Catedral entre os dias 14 de dezembro de 2025 e 15 de março de 2026.

Apresentada pela Catedral da Sé e pela Associação de Amigos da Catedral da Sé, a exposição tem produção do Estúdio Centro, Culturart e Parece Cinema, com patrocínio da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A classificação etária da mostra é LIVRE.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

Ana Carolina
475 POSTS
Patricia Campos
1772 POSTS

Colunas

Sorvete, delícia perigosa

Com a chegada do calor, o sorvete se torna uma das sobremesas mais...

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Alerta para esses medicamento

A população idosa é mais vulnerável a certos medicamentos,...

Saiba o que a falta de proteína pode causar no seu corpo

A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o...

Artigos populares

Vumbora Pro Mar 2026 com Bell Marques

Em novembro de 2026, Bell Marques transforma o mar em palco...

Bahamas: o destino perfeito com experiências para todas as idades

Com 16 ilhas-destinos, cada uma com personalidade, ritmo e...

Sorvete, delícia perigosa

Com a chegada do calor, o sorvete se torna uma das sobremesas mais...

Um Dia Muito Especial, com Reynaldo Gianecchini

Um Dia Muito Especial, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall, volta em cartaz...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Secret Link