24ª Semana Mazzaropi contará com intensa programação cultural

A 24ª edição da Semana Mazzaropi, marcada para o período de 2 a 9 de abril, contará com uma intensa programação de atividades e eventos culturais na capital paulista. Espaços como o Caixa Belas Artes, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e o Centro de Memória do Circo receberão espetáculos, palestras e exibição de filmes que, de alguma maneira, reacendem a memória de Amácio Mazzaropi, artista brasileiro que marcou o cinema nacional.

Entre as atrações programadas, destaque para um show de variedades no Armazém da Cidade (Rua Medeiros de Albuquerque, 270 – Pinheiros), que contará com números circenses como malabarismo e equilibrismo e com apresentações dos músicos Alvimar e Zé Trabuco, do malabarista Lumineiro Salve Salva, do equilibrista Jan Leca e dos palhaços da Trupe Irmãos Atada, entre outros artistas.

Também haverá ações no Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca) e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista). No primeiro acontecerá a exibição do filme “O Puritano da Rua Augusta” no dia 8, às 14h30, seguida por uma roda de conversa sobre temas como a imigração italiana, a construção da identidade caipira, o êxodo rural, a modernização de São Paulo na metade do século XX e o cinema brasileiro. E no segundo local está previsto um encontro no dia 6, às 19h, que discutirá a influência da tradição do cômico caipira em Amácio Mazzaropi e sua proveitosa passagem pelos picadeiros.

Já o Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido (Av. São João, 473 – Centro), exibirá a comédia “Crime da Cabra”, de 2016, que faz uma homenagem ao circo e a Mazzaropi, com direito a um bate-papo com Ariane Porto, diretora do filme, e com Walter de Souza Junior, Professor Doutor pela ECA/USP e autor da tese “Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970”. Para completar, o conjunto Caixa Belas Artes (Rua da Consolação, 2.423 – Consolação) promove a exibição dos filmes “O Corintiano” (1966) e “Zé do Periquito” (1960) nos dias 8 e 9 de abril, respectivamente, em horários a serem confirmados.

Idealizada pelo Instituto Mazzaropi, a 24ª Semana apresenta o tema “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” e visa preservar a memória, o legado e a extensa lista de trabalhos de Amácio Mazzaropi, grande ator e cineasta que imortalizou o personagem Jeca Tatu. Também serão desenvolvidas atividades em Taubaté (SP).

Da Redação

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui