Atividades físicas para idosos: importância para o bem-estar

A prática de exercícios físicos é bem vinda, pois oferece diversos benefícios de saúde física e mental. Matheus Vianna, personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), criador do método Performance+, explica a importância dessa prática.
 
Segundo ele, primeiramente, é importante entender que: “a primeira verdade é sobre envelhecimento é que todos envelhecem, a segunda verdade é que todos envelhecem de forma diferente” (Spirduso, 2005). De modo geral, o exercício físico vai além da estética, ele também previne e ajuda no combate a doenças como câncer, hipertensão, diabetes, ansiedade, problemas cardiovasculares. Além disso, ele também promove o aumento de força para o idoso, aumento da massa óssea, diminuindo a possibilidade de quedas e ainda fortalece o sistema imunológico. 
 
As atividades físicas mais adequadas para os idosos envolvem principalmente a musculação. “É claro que podem realizar outras atividades, sim, entretanto é a musculação, a única que será capaz de promover e atrasar os ‘problemas’ do avançar da idade e na tentativa de eliminar os perigos do sedentarismo para um idoso como: fragilidade, sarcopenia, dinapenia, entre outras”, comenta Matheus. As razões que justificam um idoso na musculação são inúmeras e são elas: prevenção de quedas e aumento da massa óssea, aumento de força, fortalecimento das articulações, tendões e ligamentos, redução do peso corporal, prevenção de doenças arteriais e articulares.  
 
Alguns cuidados e precauções são necessários ao planejar um programa de exercícios para idosos, porém o personal ressalta que são cuidados como para qualquer outro indivíduo. Entretanto vale lembrar que esses cuidados só podem ser vistos em um processo de avaliação, ou seja, não existe prescrição de exercícios sem a devida avaliação. Para o idoso, além de avaliação física antropométrica que são capazes de identificar medidas corporais, % de gordura, avaliação postural, também é possível realizar uma bateria de testes que irá testar a capacidade funcional deste idoso, conhecida também como: Sênior Fitness Test. 
 
A adaptação de exercícios para atender às necessidades individuais e limitações físicas dos idosos também pode ser necessária, e isso se faz por meio de uma boa avaliação física funcional para entender seus objetivos, necessidades e preferências. Apenas com uma boa avaliação e análise de movimento correta será possível realizar qualquer tipo de adaptação para o treinamento. 
 
A atividade física pode contribuir para a saúde mental e emocional dos idosos pois é capaz não apenas de proporcionar a redução de dores, mas também na promoção do sistema de recompensa, alteração no humor, efeito ansiolítico, sensação de bem-estar, diminuição do estresse, interação social e na prevenção de doenças mentais como Alzheimer, Parkinson, entre outras. 
 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui