Flip: Cinema e poesia se encontram na abertura

15217705577-699

Os encontros e as intersecções entre cinema e poesia marcaram a sessão de abertura da 14ª  Flip. Celebrando as duas linguagens, o poeta Armando Freitas Filho e o cineasta Walter Carvalho dividiram com o público a emoção de trabalhar junto – Carvalho realizou o documentário Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície (2016), em que filmou Armando por quase uma década, obra exibida na sequência da conversa.

 

Ao longo da sessão, cada um lembrou seu contato particular com a vida e obra da autora homenageada Ana Cristina Cesar (de quem Armando foi amigo especialmente próximo) e da paixão compartilhada por Jean-Luc Godard. “Godard, para mim, é poesia. É o cineasta que mais tem esse sumo, essa vontade, esse impulso. Ele tem principalmente a surpresa da poesia”, afirmou o poeta.

 

Carvalho, por sua vez, mencionou os motivos que o levaram a realizar o filme sobre Armando: “A minha leitura essencial é a poesia, que leio quase que diariamente. Antes do filme eu tinha muita curiosidade de saber: como vive um poeta? Vocês pegam ônibus? Vão ao supermercado? […] Como nasce um poema? Como é que duas ou três palavras se combinam e me põem para chorar?”.

 

Antes da mesa, o diretor geral da programação principal da Flip Mauro Munhoz mencionou a importância da escuta em tempos de ânimos acirrados no mundo. “Toda cidade tem uma voz. Há mais de vinte anos, a Casa Azul ajuda coletivamente a criar uma espécie de aparelho auditivo para escutar as vozes da cidade.” O curador Paulo Werneck citou a crise que assola o mercado editorial e jornalístico, mas logo comentou que as palavras crise crítica têm a mesma raiz, ressaltando a importância da segunda para os enfrentamentos e travessias da primeira. A Tenda dos Autores estava pronta para mais uma Flip inundada de poesia, carregada de cinema e permeada por tantas outras formas de linguagem e do dizer.

Fonte: Flip

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui