CTN realiza festejos em comemoração aos 173 anos do nascimento do Padre Cícero

Na semana que celebra os 173 anos de sua data de nascimento – 24 de março de 1844 -, o Centro de Tradições Nordestinas realiza de 24 de março a 2 de abril o evento “Meu Padim Ciço”. Dentre as atividades, está a vinda da Exposição Relíquias do Pe. Cícero, vinda diretamente de Juazeiro do Norte.

O acervo reúne móveis, acessórios e peças, as quais estão entre as mais antigas do sacerdote. Fruto de um processo de restauração e memória, a curadoria é realizada pelo pesquisador da vida e da obra dele, Marcelo Fraga.

De acordo com Christiane Abreu, presidente do CTN, esse momento é para fortalecer a fé dos fieis. “Após o processo de reconciliação com a Igreja, o CTN quer levar a todos um pouco mais da história dessa liderança religiosa e firmar ainda mais a devoção por esse homem que se tornou um santo popular”, pontua Christiane.

Outro atrativo das comemorações são os debates que vão acontecer com o pesquisador. O tema é: “Padim Ciço 173 anos: Da religiosidade à educação”. A palestra vai abordar caminhos usados pelo sacerdote no exercício da sua função e influência para levar educação aos fiéis de Juazeiro do Norte, abordando questões de ecologia à política.

Além do Marcelo Fraga, está prevista a participação do cordelista Francisco Egídio para abordar a perspectiva da cultura popular na massificação da imagem do Padre Cícero.  

A programação religiosa inclui celebrações especiais que pedem a beatificação do Padre Cícero, além de homenageá-lo enquanto santo popular. As missas vão acontecer às sextas, sábado e domingos com procissão, entrega de fitinhas para os devotos e fieis. A programação pode ser vista no site do CTN

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui