Cuidados ao alugar imóveis por temporada

Com o verão e as férias chegando, aumenta a procura pela locação de imóveis para temporada.

Tendo em vista que, na maioria das vezes, uma visita presencial se torna inviável, é possível adotar algumas medidas que podem diminuir as surpresas desagradáveis.

O primeiro cuidado é analisar cuidadosamente se o imóvel realmente existe ou é aquele anunciado. Uma das melhores formas é recorrer a sites de busca, onde é possível ver fotos da rua, observar a vizinhança e ter uma noção geográfica da região. Por exemplo: se um imóvel é anunciado com amplo jardim e piscina, pelas fotos da geolocalização é possível verificar minimamente se o prometido existe, mas não é incomum que, pelas fotos, pareça muito mais bonito e bem cuidado.

É muito importante um contrato entre as partes, detalhando o que foi oferecido. Em muitos casos, uma pessoa indicada pelo proprietário faz a entrega das chaves pessoalmente e, nesse momento, realizar uma vistoria é de extrema importância para ambas as partes.

Se algo estiver em desacordo, deve ser apontado pelo locatário de forma imediata e todas as observações devem ser anotadas e assinadas pelas partes. Uma dica importante é tirar fotos detalhadas de tudo que está em desconformidade. Para o locador, relacionar todos os itens do imóvel e estado de conservação, quantidade e marca é fundamental para poder discutir eventual prejuízo provocado por quem utilizou o imóvel. No final da locação outra vistoria é essencial para garantir que tudo tenha sido devolvido em perfeita ordem.

O proprietário também deve entregar e exigir que o inquilino assine as regras de conduta a serem adotadas durante o uso do imóvel como, por exemplo, proibição de som alto, número máximo de pessoas no imóvel, horário de entrada e saída, cuidados, entre outras orientações.

Fonte: Dr. Marcelo Tapai é advogado, professor de Direito e diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). Especialista em Direito Imobiliário, Contratual e do Consumidor.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui