Dicas para alcançar a longevidade e a vitalidade

O envelhecimento é um fenômeno normal que atinge todos os organismos vivos, no entanto, muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Especialistas, inclusive, afirmam que chegar à terceira idade com saúde, bem-estar e prazer depende muito dos anos anteriores, pois todas as experiências são cumulativas ao longo da vida. Heloísa Capelas, especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental e diretora do Centro Hoffman no Brasil (referência mundial em treinamentos de Autoconhecimento), afirma que o autoconhecimento é extremamente importante para alcançar a longevidade com satisfação.

“O autoconhecimento é quando conseguimos equacionar e viver em harmonia com as quatro partes de nossa individualidade: intelectual, emocional, espiritual e o corpo físico. É a chamada Quadrinidade, aplicada no Processo Hoffman, sucesso há mais de 50 anos em 14 países”, afirma Heloisa. Ela aponta algumas situações que podem ajudar a chegar à terceira idade com mais qualidade de vida: 

Mantenha o bom humor
Eu sei que às vezes (ou muitas vezes) não é fácil mantermos o bom humor diante de determinados acontecimentos que a vida nos impõe. Mas, qualquer que seja o seu motivo, lembre-se: tudo passa. Tente ao máximo rir, inclusive até de si mesmo, por que não? Mostre para as pessoas a sua volta que você está de bem consigo mesmo, pois a simpatia é um presente de você para você mesmo e também para com os outros! Leia piadas, assista a filmes, comédias, seriados, relembre de momentos engraçados, ria sozinho, não se preocupe com o que os outros vão pensar! Mantenha o bom humor e compartilhe felicidade.

Comemore sempre
Pequenas conquistas diárias muitas vezes não são comemoradas, por acreditarmos que não merecem a devida atenção. Aí é que você se engana! Comemore cada vitória, viva cada momento, pois eles são únicos, não voltam a se repetir. Comemore sozinho, com o colega do trabalho, amigos, familiares, enfim, a dica é comemorar, sempre e sempre, compartilhe os momentos, e vibre com cada conquista sua e também a dos outros.

Abrace e se deixe abraçar
Você já ouviu falar dos benefícios do abraço para a sua saúde? Mas, não estou falando de um simples abraço, e sim, de um abraço de verdade, no estilo “umbigo com umbigo”, que dura uns 20 segundos. Ele é um poderoso agente produtor de ocitocina, o hormônio do amor, que melhora o humor, a sociabilidade, reduz a ansiedade e irritação. Viu só quantos benefícios proporciona um abraço?

Ame mais
A neurociência já provou os benefícios do amor para a nossa saúde emocional e física. Ele é um elemento essencial e deve estar em todos os âmbitos de nossas vidas. Você deve expressar bons sentimentos e estar aberto para também recebê-los. Muitas pessoas têm dificuldade de dizer “eu te amo”, por exemplo. Aliás, muitos de nós, foram educados desde a infância a reprimir os sentimentos. Expresse amor, gratidão, gentileza, carinho… Ame a si mesmo, demostre seu amor às pessoas queridas e isso vai influenciar diretamente sua longevidade.

Invista nas relações sociais
Networking, relacionamento interpessoal, seja qual for o nome que você dá, é importante investir nas relações sociais. Um simples happy hour é uma excelente opção para você se conectar com o outro, e essa conexão também produz ocitocina, promovendo o bem-estar. Além disso, nada melhor do que se sociabilizar e fazer novas amizades, não é mesmo? Amigos são essenciais para sermos mais longevos, pessoas solitárias tendem a ser mais angustiadas e depressivas e a ciência já comprovou que emoções negativas podem ser associadas ao surgimento de diversas doenças, inclusive ao câncer.

Deixe um legado
O que você está fazendo para ser lembrando? Quais serão os seus legados? Já parou para pensar nisso? Enquanto você olhar para traz e ver que valeu a pena viver, que vale a pena estar vivo, você, certamente, aproveita sua vida mais plenamente e será longevo. Por isso, te pergunto: “Para que você está vivo?” É preciso viver com um propósito, pois uma vida sem propósito é apenas uma palavra, e tem um significado vazio. Você precisa ser útil, descobrir a sua utilidade é uma necessidade da natureza humana, eu valho pelo que eu sou útil. Por isso se pergunte: “Para que eu existo? ” Ao encontrar essa resposta, você vai descobrir qual é a sua finalidade nessa vida.

Tenha um hobby
É muito importante ter um hobby, ser movido pela paixão de fazer algo que te dê prazer. Pode ser a prática de alguma atividade física, ou aprimorar alguma vocação como cozinhar, pintar, fotografar, enfim… são inúmeras as possibilidades, inclusive trabalho voluntário, já pensou nisso? Trabalhar pelo prazer de trabalhar, contribuir para ajudar alguém ou uma causa, findar o dia com o sentimento de gratidão, pelo simples fato de ter colaborado para a construção de um mundo melhor.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui