Venda Nova do Imigrante recebe a tradicional Festa da Polenta

Uma atmosfera de cultura vai tomar conta de Venda Nova do Imigrante. Isso porque começa nesta sexta-feira (06) e segue até o próximo dia 15 de outubro, a 39ª Festa da Polenta que trará muita tradição gastronomia e música para a cidade.

O primeiro dia de festa começa cheio de charme e beleza, com a eleição da 27ª Rainha da Festa da Polenta, que é seguida de show musical que embala a sexta-feira (06). Já no sábado (07), desfile típico e tratorada, “tombo da polenta” e shows animam o segundo dia de festa.

O domingo (08) começa cedo, às 9 horas, com missa na Igreja Matriz. Em seguida almoço típico, apresentação de coral e grupos de dança e shows animam o dia. A Festa da Polenta dá uma pausa de três dias e recomeça na quinta-feira (12) com shows e tombo da polenta. Na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), apresentações de danças típicas, tombo da polenta e shows são as principais atividades.

Os preparativos para a Festa da Polenta começaram bem cedo com o plantio e a colheita do milho usado durante a festa. Neste ano, a plantio do milho aconteceu em março e a colheita no mês passado. Todo o processo é feito por colaboradores e, neste ano, aproximadamente 1,4 mil voluntários cooperam para o preparo de 14 toneladas de polenta e nas demais atividades.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

História da Festa da Polenta
A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o
Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui