Economia Prateada: consumidores 55+ têm maior chance de se considerar em situação financeira estável no Brasil

Consumidores 55+ têm maior chance de se considerar em situação financeira estável e estão mais dispostos a pagar por produtos de qualidade, segundo dados da YouGov.

Embora o maior poder aquisitivo dos brasileiros mais velhos os torne um mercado atraente, chamar sua atenção é mais complexo para as marcas

Para além do recorde de envelhecimento dos brasileiros, que segundo o IBGE se aproxima dos 11% da população, dados da YouGov Profiles, plataforma da multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line YouGov, mostram que há mais motivos para que as marcas estejam atentas às suas necessidades. Em comparação com o público em geral, os brasileiros com 55 anos ou mais têm uma probabilidade estatisticamente maior de se considerarem em uma situação financeira estável (46,1% vs. 43,5%, respectivamente). Eles também estão mais dispostos a pagar por produtos de qualidade (54,1% vs. 52,8%) e são o nicho de idade com maior probabilidade de estar na faixa de renda mais alta.

No entanto, é importante mencionar que o nível mais alto de renda e a situação financeira mais estável não significam que eles estejam mais dispostos a gastar dinheiro sem controle. Estatisticamente, eles estão menos dispostos a pagar mais por produtos de luxo do que a população em geral, e também não é tão comum que comprem determinadas marcas sem olhar o preço. Além disso, é mais raro que eles digam que têm gostos caros e que não conseguem resistir à compra de produtos caros. Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, isso pode ser explicado pelo fato de que, em geral, eles são mais propensos a dizer que nunca fariam uma compra grande sem antes se informar.

“Nesse contexto, parece que a melhor maneira de capturar esse nicho de consumidores no Brasil é por meio dos canais de informação que eles mais consultam. A Profiles ressalta que, em comparação com a população em geral, é mais difícil para eles confiar em menções de celebridades. No entanto, é mais provável que busquem avaliações e opiniões de “especialistas” e prefiram empresas que compartilhem seus valores”, acrescenta Eastman.

O diretor-geral apresenta ainda dados da plataforma YouGov BrandIndex, que coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias (centenas delas no Brasil). Até o dia 26 de outubro (dados mais recentes disponíveis), a marca mais forte entre os brasileiros com mais de 55 anos é O Boticário, com um Índice Geral de 73,1 pontos. Essa medida reflete a média entre os subíndices de Impressão, Valor, Qualidade, Reputação, Satisfação e Recomendação e, portanto, oferece uma visão abrangente da saúde da empresa entre a população. Outras marcas altamente avaliadas por esse grupo de consumidores incluem Natura, Nestlé, YouTube e Sadia.

“Vale a pena mencionar que essas marcas também têm uma alta classificação no Índice Geral entre a população adulta em nível nacional. De fato, O Boticário também é a marca com maior pontuação nessa medição para o público em geral. No entanto, as cinco marcas favoritas das pessoas com mais de 55 anos têm classificações mais altas entre esse nicho da população do que entre os brasileiros em geral. Isso, combinado com os dados do Profiles, sugere que os consumidores mais velhos do país, embora mais difíceis de captar, seriam clientes mais leais e satisfeitos no longo prazo”, conclui Eastman

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui