Festa da Uva de Jundiaí vai até fevereiro

Há 90 anos gerações os viticultores jundiaienses comemoram o surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que surgiu de uma mutação gênica espontânea, nascendo com o tempo a já tradicional Festa da Uva de Jundiaí que este ano comemora sua 39ª edição e a 10ª Expo Vinhos, e que teve sua abertura oficial dia 11, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e acontece todas as sextas-feiras, sábados e domingos até dia 4 de fevereiro, com entrada gratuita.

Além da exposição de frutas premiadas de produtores locais, quem passeia pelo pavilhão faz uma viagem no tempo, começando pela apresentação do grupo de teatro que revive a época em que chegaram na região os imigrantes italianos.  Continuando no pavilhão, fotos antigas relembram as primeiras rainhas e cortes das festas da uva.

Um dos pontos mais movimentados são os stands das vinícolas locais, onde é possível degustar vários tipos de vinho e sucos de uva, porém é necessário comprar a taça oficial da festa.

Apresentações musicais e culturais acontecem durante todo o dia, tanto na área interna, como em vários pontos do parque, como destaque para a praça do rock e um espaço especial para as paixões dos brasileiros – futebol e samba.

Para criançada, o espaço kids com brinquedões infláveis gratuitos e várias intervenções e brincadeiras.

As opções gastronômicas são as mais variadas, passando pelo tradicional macarrão com frango e polenta, a opções orientais, lanches, e a famosa coxinha de queijo de Jundiaí.

Há ainda uma ala para as cervejas artesanais, venda de produtos locais como o pão de uva, massas com vinho, geleias, frutas diretamente dos produtores, entre outros.

A “pisa”, antigo modo de produzir o vinho, é uma experiência que pode ser vivida pelos visitantes, e o “Brinde ao Pôr do Sol” acompanhado de show, encerra o passeio que vale ser feito por todas as idades.

Como chegar:

A novidade é a tarifa social (R$ 1,00) com a oferta de linhas de ônibus organizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), entre o terminal Central para o Parque da Uva. 524 – Terminal Central/Malota

  • 526 – Terminal Central/Parque dos Ipês
  • 527 – Terminal Central/Jardim Guanabara
  • 942 – Terminal Central/Terminal Eloy Chaves

Há também uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sai a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original.

Para quem pretende chegar ao Parque de carro, além do estacionamento oficial no Parque, os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito no Paço Municipal e transporte com vans – aos sábados (9h às 23h) e domingos (9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque.

Serviço:

Festa da Uva de Jundiaí

Data: 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro/ 02, 03 e 04 de fevereiro

Horário: 9h às 22h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva)

Endereço: Av. Jundiai, 1111, Jundiaí (SP)

 

Por Patricia de Campos

 

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui