Festa da Uva de Jundiaí vai até fevereiro

Há 90 anos gerações os viticultores jundiaienses comemoram o surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que surgiu de uma mutação gênica espontânea, nascendo com o tempo a já tradicional Festa da Uva de Jundiaí que este ano comemora sua 39ª edição e a 10ª Expo Vinhos, e que teve sua abertura oficial dia 11, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e acontece todas as sextas-feiras, sábados e domingos até dia 4 de fevereiro, com entrada gratuita.

Além da exposição de frutas premiadas de produtores locais, quem passeia pelo pavilhão faz uma viagem no tempo, começando pela apresentação do grupo de teatro que revive a época em que chegaram na região os imigrantes italianos.  Continuando no pavilhão, fotos antigas relembram as primeiras rainhas e cortes das festas da uva.

Um dos pontos mais movimentados são os stands das vinícolas locais, onde é possível degustar vários tipos de vinho e sucos de uva, porém é necessário comprar a taça oficial da festa.

Apresentações musicais e culturais acontecem durante todo o dia, tanto na área interna, como em vários pontos do parque, como destaque para a praça do rock e um espaço especial para as paixões dos brasileiros – futebol e samba.

Para criançada, o espaço kids com brinquedões infláveis gratuitos e várias intervenções e brincadeiras.

As opções gastronômicas são as mais variadas, passando pelo tradicional macarrão com frango e polenta, a opções orientais, lanches, e a famosa coxinha de queijo de Jundiaí.

Há ainda uma ala para as cervejas artesanais, venda de produtos locais como o pão de uva, massas com vinho, geleias, frutas diretamente dos produtores, entre outros.

A “pisa”, antigo modo de produzir o vinho, é uma experiência que pode ser vivida pelos visitantes, e o “Brinde ao Pôr do Sol” acompanhado de show, encerra o passeio que vale ser feito por todas as idades.

Como chegar:

A novidade é a tarifa social (R$ 1,00) com a oferta de linhas de ônibus organizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), entre o terminal Central para o Parque da Uva. 524 – Terminal Central/Malota

  • 526 – Terminal Central/Parque dos Ipês
  • 527 – Terminal Central/Jardim Guanabara
  • 942 – Terminal Central/Terminal Eloy Chaves

Há também uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sai a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original.

Para quem pretende chegar ao Parque de carro, além do estacionamento oficial no Parque, os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito no Paço Municipal e transporte com vans – aos sábados (9h às 23h) e domingos (9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque.

Serviço:

Festa da Uva de Jundiaí

Data: 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro/ 02, 03 e 04 de fevereiro

Horário: 9h às 22h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva)

Endereço: Av. Jundiai, 1111, Jundiaí (SP)

 

Por Patricia de Campos

 

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui