Filho de brasileiros nascido em território português adquire automaticamente a cidadania por nascimento

Status inclui acesso aos sistemas de saúde e educação, a liberdade de morar em qualquer Estado-membro da União Europeia e portas abertas para mais de 180 países

A aquisição de nacionalidade para filhos de brasileiros nascidos em Portugal é uma dúvida recorrente de pais que vivem no país e buscam garantir um futuro próspero e repleto de oportunidades para seus descendentes. Ao contrário da Espanha e de outros lugares, onde o mero nascimento no território não é suficiente para a concessão da cidadania, Portugal oferece um caminho facilitado para a nacionalidade a essas crianças.

Este status concede à criança inúmeros direitos, incluindo o acesso aos sistemas de saúde e educação de alta qualidade, a liberdade de movimento e residência em qualquer Estado-membro da União Europeia e a possibilidade de obter um passaporte português, abrindo as portas para mais de 180 países sem a necessidade de visto prévio.

Este é um marco fundamental que assegura não apenas a segurança jurídica para as famílias, mas também um horizonte de infinitas possibilidades para os novos cidadãos portugueses. A cidadania portuguesa por nascimento é uma ponte poderosa para o futuro, oferecendo às crianças o privilégio de crescer com um leque ampliado de direitos e oportunidades.

Entretanto, é importante que os pais estejam cientes dos requisitos obrigatórios para garantir a nacionalidade portuguesa ao seu filho. Entre eles, destaca-se a necessidade de pelo menos um dos pais residir legalmente em Portugal por um ano antes do nascimento da criança e comprovar tal residência legalmente, independentemente do título.

Além disso, caso a solicitação de naturalização seja feita após algum tempo do nascimento, é necessário demonstrar uma residência legal contínua em Portugal por pelo menos cinco anos imediatamente anteriores ao pedido, incluindo uma comprovação de frequência escolar da criança em território português.
O processo facilitado de nacionalidade por nascimento coloca Portugal à frente de muitos países no que tange à integração e direitos civis, assegurando aos pais brasileiros a tranquilidade de que seus filhos terão todas as vantagens de serem cidadãos europeus, desde o nascimento. Para que o procedimento seja realizado com os cuidados necessários, é importante ter o suporte de uma assessoria especializada.

Para obter mais informações, acesse o site da CV Assessoria Internacional

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1341 POSTS

Colunas

Dor de cabeça; quando procurar ajuda?

Popularmente conhecida como "dor de cabeça", a cefaleia tem sido uma...

Como cuidar da pele nos dias mais frios

Rotinas de Skin Care deve ser adaptada para os dias...

Outono exige atenção redobrada

Com a chegada do outono, é comum que os...

Você sabe o que é distonia?

A estimativa é que mais de 65 mil pessoas...

Artigos populares

Dopamine Land: experiência multissensorial

Em uma sequência de instalações coloridas e brilhantes, a...

Já pensou em ir para Córdoba ?

Córdoba é segunda maior cidade da Argentina, localizada no...

Trabalhar depois dos 50? Veja dicas valiosas para começar!

Começar um negócio na maturidade pode parecer desafiador, mas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui