“Festival do Pinhão” vai até 31 de maio

No Restaurante Donna Pinha

Anouk é fã declarada do alimento – que tecnicamente é a semente da Araucária – tanto que batizou seu estabelecimento como uma forma de homenagem; e se dedica a apresentar novas versões, a cada ano, para esta curiosa e nutritiva iguaria que não é colhida, e sim catada  – e que de tão importante para a região tem a sua safra protegida pela lei.

Para o Festival 2023 que está em sua 21ª edição, Anouk capricha nos preparos com carne, peixe, massas, risotos, além de entradas, como o quibe de Pinha na opção vegana e sobremesas. “O pinhão é realmente versátil e delicioso. Para nossa região significa abundância e prosperidade para todos. Um presente da natureza”, avalia a chef.

“Já ouviram falar da Sapecada? Joga-se o Pinhão na fogueira, geralmente nas noites frias, entre amigos e familiares. Uma delícia! A Mantiqueira toda se veste de dourado no Outono com o ciclo do Pinhão” 

O restaurante não trabalha com reservas. Fica aberto todos os dias para almoço. Jantar: sextas e sábados. O piano do Sr. Santana e o atendimento acolhedor de toda equipe são marcas registradas. 

Defeso do Pinhão, Turismo sustentável: É uma Portaria Normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que trata da proibição da coleta, comercialização e consumo do pinhão até dia 15 de abril..

Os especialistas dizem que o Defeso existe para que os animais consigam fazer a dispersão das sementes e, desta forma, garantir o desenvolvimento de novas mudas de araucária e aumentar a população.

O pinhão é a semente da Araucária (Araucaria Angustifolia), espécie de pinheiro nativo do Brasil.                                                                           

SERVIÇO:

O ‘Restaurante Donna Pinha’

Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647, Centro, Santo Antônio do Pinhal (SP). 

Abre todos os dias para almoço, das 10h às 17h. Para jantar: 6ª e sáb., até às 23h e dom. até às 19h. Atendimento: (12) 3666 2669

[email protected]

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1045 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui