História do samba na cidade de São Paulo, se transforma em peça teatral

A trama se desenrola durante os momentos finais da Vila Primavera, uma fictícia comunidade paulistana do samba que está prestes a ser despejada para dar lugar ao suposto progresso da cidade. Os moradores se reúnem para uma emocionante despedida, decidindo celebrar sua cultura e identidade por meio de uma última noite de samba. 

Para isso, eles pedem ajuda a Madrinha, a moradora mais antiga e guardiã das memórias da comunidade. Ao longo da peça, ela compartilha suas experiências e memórias, transportando os personagens e o público para o passado e “pincelando” fatos que fazem parte da história do samba em São Paulo.

A partir das vivências dos moradores da Vila Primavera, o espetáculo revisita das raízes do samba até a sua consolidação como uma expressão cultural de resistência. Ao mesmo tempo, propõe uma reflexão sobre as mudanças urbanas que impactaram os territórios pretos, bairros históricos do samba, e as consequências dessas transformações para a comunidade.

A montagem transmite a força e a resiliência de uma comunidade que luta para manter sua identidade. E convida os espectadores para refletir sobre a importância de preservar as raízes culturais mais autênticas e valorizar a memória coletiva, além de destacar o samba como bandeira de resistência e como uma manifestação que carrega consigo a história e a voz do povo.

Serviço

O Samba da Pauliceia e Sua Gente, da Cia. Coisas Nossas de Teatro

Classificação: Não Recomendado para menores de 14 anos

Duração: 110 minutos

Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho- Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Quando: 14 de setembro a 1º de outubro. Quinta a sábado, às 20h e domingos às 19h

Ingressos: Gratuitos, pelo site do Centro Cultural São Paulo ou na bilheteria física

Foto de Barbara Campos

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui