Optometrista destaca os principais erros cometidos ao cuidar da saúde visual

Profissional recomenda cuidados e fala a respeito de mitos e curiosidades sobre o olho

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 50 milhões de brasileiros possuem algum tipo de distúrbio visual e, diante do número expressivo, o professor e parceiro do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROOSP),  Marcelo Santana, traz informações importantes sobre mitos e cuidados da saúde da visão. 

Optometrista expõe mitos e recomenda cuidados 

Cuidar da saúde visual é fundamental para manter uma boa visão ao longo da vida, o que exige algumas práticas e hábitos. Muitos mitos e desinformações circulam pela sociedade, distorcendo e prejudicando o cuidado. 

Para esclarecer dúvidas,  facilitar o entendimento e garantir uma saúde visual de qualidade, Marcelo Santana começa dizendo que a nossa visão possui muitas fases entre o nascimento até a terceira idade e, nesse período, é dever do optometrista dar dicas e orientações sobre postura, exercícios e cuidados visuais, para aumentar a produtividade da visão com mais segurança. 

Também é papel do profissional alertar sobre mitos que circulam no gabinete optométrico, e algum deles que Marcelo expõe são:

1 – “Estraguei a minha visão por ler em ambientes com pouca iluminação”. O máximo que pode ocorrer na leitura com pouca iluminação é cansar a visão, e não danos permanentes.

2 – “Estou viciada nos óculos, agora não vivo sem eles”. O cérebro sempre busca padrões. Ele compara a imagem com e sem os óculos, percebendo um padrão de percepção melhor com a correção. Por isso é importante usar os óculos, pois uma boa visão evita acidentes.

3 – “Vou comer muitas cenouras para melhorar a visão.” Sabemos que a cenoura tem vitamina A, mas comer muitas cenouras não indica significativamente uma melhora da visão.

Principais erros ao cuidar da saúde visual

Diferentemente do que muitos pensam, quem enxerga é o cérebro, não o olho. Marcelo explica que “os olhos são apenas uma “antena” que capta as informações e envia para o córtex occipital (parte posterior do cérebro), e o córtex interpreta essa informação. Quando observamos algo (leitura ou um rosto), os olhos fazem movimentos chamados de sacadas, que, a grosso modo, seria uma varredura (de um ponto para o outro)”.

Entre as desinformações, há muitos erros cometidos ao tentar cuidar da saúde da visão e o professor pontua os principais:

1 – Não fazer exame de vista regularmente com o optometrista. O profissional optometrista vai avaliar a visão (o ato de enxergar), a condição binocular (se os dois olhos estão trabalhando de forma sincrônica) e prevenção da saúde ocular (orientando a busca de um profissional médico).

2 – Usar óculos de sol apenas na primavera ou verão. Apesar dos dias nublados, os raios nocivos (emitidos pelo sol) ultrapassam as nuvens durante o dia. Esses raios podem causar catarata, o surgimento ou aumento do pterígio, sensibilidade  à luz (fotofobia). Por isso, é recomendado usar óculos de sol continuamente.

3 – Ao perceber olhos vermelhos usar colírio. Os olhos vermelhos possuem muitas causas: esforço visual (precisando apenas dos óculos), rinite, exposição por muito tempo em telas de computador, dentre outras causas. O optometrista irá prescrever as correções adequadas ou encaminhar para outros profissionais da saúde ou médico.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui