Quermesses de São Pedro: Os padroeiros que encantam a Estância

A Estância Turística de São Pedro, localizada no interior, a pouco mais de 180 Km da capital, tem no mês de junho festas dedicadas a Santo Antonio e São Pedro, no melhor estilo das quermesses, com animação, música e, claro, os quitutes tão esperados.

Nos dias 14, 15 e 16 acontece a Festa de Santo Antonio, no entorno da capela que tem o santo casamenteiro como padroeiro, no Alto da Serra. E o clima frio não diminui a ansiedade pela festa, que acontece há mais de 110 anos.

Imperdível para quem está em busca da “cara metade” e quer a ajuda de Santo Antonio, o arraiá vai de 14 a 16 (sexta-feira a domingo). A festa conta com apresentações do melhor da música sertaneja e muito forró a cargo de artistas regionais e locais. Na sexta e sábado, começa por volta das 19h. Já no domingo, começa após a missa da manhã e segue até as 21h.

No cardápio, além das tradicionais comidas e bebidas juninas, o Bolo de Santo Antonio é pedida certa para aqueles que buscam encontrar o par romântico. Preparado por voluntárias da comunidade do Alto da Serra, o bolo segue a tradição da medalhinha de Santo Antonio escondida e é abençoado logo após a Missa do domingo.

Mas a quermesse mais tradicional da Estância Turística de São Pedro é a da homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade. A comemoração começa no dia 28 de junho, e segue de sexta a domingo nos dois finais de semana, até o dia 7 de julho.

A quermesse toma conta do centro da cidade com barracas de comidas típicas, como vinho quente, quentão, cuscuz e doces caseiros, muita música sertaneja raiz, leilão de gado e prendas, show de prêmios com brindes doados pela comunidade.

Para os festejos, é montada uma grande estrutura em frente à Igreja de São Pedro. É lá que ocorrem apresentações de artistas locais e regionais bem ao estilo das quermesses de antigamente. Ao longo de todo o período das festas, são esperados mais de 50 mil visitantes na cidade.

A Estância Turística de São Pedro, que por estar ao pé da Serra do Itaqueri, nesta época do ano é opção para curtir o friozinho, e com as quermesses fica ainda mais atrativa. É uma sugestão de viagem com a família toda. Mais informações em www.saopedro.com.br e @setursaopedro

Inscreva-se

Nossos colunistas

468 POSTS
1626 POSTS

Colunas

Pisar em água da chuva pode causar doenças graves

Durante o período de chuvas e enchentes, o simples...

Dormir mal pode sabotar a dieta: veja 6 hábitos que aceleram o emagrecimento

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023,...

Saúde em equilíbrio a cada dose: descubra os benefícios da imunização regular

É de extrema importância  manter o calendário de vacinação...

Artigos populares

Enoturismo em Lisboa

O enoturismo em Lisboa revela um cenário rico em tradição e...

Cinco motivos para visitar a Serra Gaúcha na primavera

A primavera é um convite para conhecer ou redescobrir...

Começa a temporada de alcachofra em São Roque

O nome "alcachofra" provém do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). Já cynara -...

Atacama tem flutuação em lagoas salgadas e banhos termais

Enquanto o Brasil ainda se prepara para o verão,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui