Primeiro Tour Maçônico do Mundo chega a Curitiba e abre portas de templos históricos

Curitiba acaba de ganha um novo roteiro cultural inédito: o Tour Maçônico, o primeiro do mundo e que vai contar a história da fraternidade e oferecer acesso exclusivo a templos e espaços históricos. Operado pela Serra Verde Express, é uma oportunidade para estudiosos, membros da fraternidade e curiosos aprenderem mais sobre a Maçonaria, entrarem em lojas maçônicas e compreenderem a influência da ordem na história do Paraná e do mundo.

“O tour tem o objetivo de aproximar o público da história e do simbolismo maçônico, promovendo conhecimento e respeito à tradição”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.

A Maçonaria, presente em todo o mundo desde o século XVIII, exerceu papel relevante na política, na ciência, nas artes e na sociedade em geral. Grandes nomes da história mundial, como George Washington, Benjamin Franklin e Mozart, integraram suas fileiras. No Brasil, também se destacaram figuras como Dom Pedro I, José Bonifácio, Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Castro Alves e Olavo Bilac. No Paraná, personalidades como Zacarias de Góes e Vasconcelos, Generoso Marques dos Santos, o Barão do Serro Azul e o Visconde de Nácar. Todos esses personagens deixaram um legado de liderança e de identidade nacional.

O roteiro tem duração aproximada de quatro horas, com saídas de segunda a sexta-feira, sempre às 14h, e capacidade para até 30 pessoas por grupo. Há também a possibilidade de experiências exclusivas para grupos fechados. O tour poderá ser acompanhado por guias bilíngues, ampliando o alcance e a compreensão do público estrangeiro.

O percurso integra as três principais potências maçônicas do Paraná – Grande Oriente do Brasil no Paraná (GOB-PR), Grande Loja do Paraná (GLP) e Grande Oriente do Paraná (GOP), conduzido por guias-maçons especializados, e inclui visitas a templos preservados, explorações simbólicas e narrativas sobre curiosidades da Maçonaria.

A primeira loja maçônica do Paraná foi fundada em Paranaguá, em 21 de março de 1837, poucos anos após a Proclamação da Independência do Brasil. Desde então, a Maçonaria contribuiu para a construção do patrimônio cultural e imaterial do estado, incluindo templos, símbolos arquitetônicos e tradições que permanecem vivas até hoje.  “Além do aspecto histórico, o tour propõe reflexões sobre valores éticos, construção coletiva e cidadania”, completa Arruda Filho.

Serviço:

Tour Maçônico Curitiba
Local: Curitiba (templos das três potências maçônicas do Paraná)
Data: Segunda a sexta-feira, 14h
Duração: 4 horas
Capacidade: até 30 pessoas por grupo
Valor: sob consulta
Informações e reservas: www.serraverdeexpress.com.br

Inscreva-se

Nossos colunistas

468 POSTS
1626 POSTS

Colunas

Pisar em água da chuva pode causar doenças graves

Durante o período de chuvas e enchentes, o simples...

Dormir mal pode sabotar a dieta: veja 6 hábitos que aceleram o emagrecimento

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2023,...

Saúde em equilíbrio a cada dose: descubra os benefícios da imunização regular

É de extrema importância  manter o calendário de vacinação...

Artigos populares

Enoturismo em Lisboa

O enoturismo em Lisboa revela um cenário rico em tradição e...

Cinco motivos para visitar a Serra Gaúcha na primavera

A primavera é um convite para conhecer ou redescobrir...

Começa a temporada de alcachofra em São Roque

O nome "alcachofra" provém do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). Já cynara -...

Atacama tem flutuação em lagoas salgadas e banhos termais

Enquanto o Brasil ainda se prepara para o verão,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui