Saiba quais são as 10 melhores cidades para envelhecer no Brasil

O levantamento foi feito pelo Instituto de Longevidade (IDL) e leva em consideração critérios de saúde, economia e impacto socioambiental.

Ao todo, foram analisados 876 municípios brasileiros, quase o dobro da primeira edição em 2017, onde foram 498 cidades pesquisadas.

Mais de 20 indicadores foram reunidos como critérios nos grupos: economia, saúde e socioambiental.

Entre as variáveis estão a mortalidade por causas não naturais, leitos hospitalares e cobertura vacinal, aprendizado contínuo entre idosos e a representatividade da população de idosos.

Confira o top 10 melhores cidades.

São Caetano do Sul (Foto: Letícia teixeira/Prefeitura de São Caetano do Sul
  1. São Caetano do Sul – A cidade despontou no quesito saúde. 8° lugar no número de leitos hospitalares e a 2° maior no número de procedimentos hospitalares realizados. Além disso, São Caetano dispõe de uma alta população de idosos, que são beneficiados com diversos programas municipais focados na socialização.
  2. Vitória (ES) – 1° lugar entre as cidades com a maior expectativa de vida aos 60 anos. A ilha também se destacou na saúde, com o 3° lugar em menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias.
  3. Santos (SP) – Destaque na economia, devido a sediar um dos maiores portos do Brasil. A cidade litorânea também teve bons índices na capacidade de consumo de idosos. É a maior população 60+ em todos o país.
  4. Florianópolis (SC) – O destaque foi a quantidade de hospitais com afiliação à escolas médias, o que pode ser muito benéfico para quando idosos precisam de algum serviço de saúde. Os índices socioambientais da cidade também foram altos.
  5. Curitiba (PR) – O município tem uma série de políticas públicas para pessoas idosas. Também registrou um percentual maior que a média nacional de população com mais de 60 anos. Além disso, os índices ambientais e econômicos ajudaram a cidade a conseguir um lugar no top 10.
  6. Botucatu (SP) – Entre as variáveis que chamaram a atenção na cidade, estão os de saúde e socioambiental. Quando o assunto é saúde, a cidade teve uma nota incrível: 80 pontos! No município, uma pesquisa já mostrou que os idosos estão fortemente satisfeitos com o acesso à saúde oferecido pela região.
  7. Jundiaí (SP)  – Jundiaí é outra cidade do estado de SP que ficou no top 10. A saúde foi destaque nas notas do município, que tem vários programas focados nessa população. Entre eles, a Semana da Pessoa Idosa, repleta de atividades e palestras focadas na terceira idade.
  8. Balneário Camboriú (SC) – A cidade recebeu ótimos índices para o desenvolvimento socioambiental. A saúde também ficou com bons números, sendo uma região que foca muito na cultura e lazer para pessoas idosas.
  9. Londrina (PR) – Ganhou destque no ranking devido aos números positivos com relação à saúde e um envelhecimento mais saudável das pessoas idosas. As ações socioambientais da região também foram positivas, pontuando mais que a média no país.
  10. Marília (SP) – Com 71 pontos, a cidade dispõe de ótimos serviços em habitação, bem-estar, cultura e saúde quando os índices estão voltados para a população idosa. Além disso, a cidade apresentou uma capacidade positiva em atender essa população em relação a necessidades básicas.
Vitoria do Espirito Santo

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui