Sidney Magal – Exposição celebra mais de 50 anos de carreira

Mostra inédita reúne figurinos originais, fotografias, discos, reportagens, filmes e presentes de fãs, uma oportunidade para adentrar ao multifacetado universo de um dos artistas mais queridos do Brasil

De 20 junho a 29 de julho o Centro Cultural Correios São Paulo recebe a exposição Expo Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino que fecha um ciclo de homenagens aos mais de 50 anos de carreira de um dos artistas mais queridos da música brasileira. A mostra reúne aspectos inéditos e lembranças guardadas pelo cantor e dançarino e seu envolvimento com a música, com a televisão, o cinema, o teatro, a moda e sua legião de fãs. A exposição fica em cartaz de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, com entrada franca.

Em um espaço de 420m², a mostra é dividida em sete grandes núcleos que contam a história da vida, curiosidades, a carreira do artista e tem a curadoria da jornalista e escritora Bruna Ramos da Fonte, uma grande estudiosa do legado cultural do cantor e autora da sua biografia oficial, lançada em 2017 em comemoração aos 50 anos de carreira.

O projeto cenográfico da exposição é assinado pela arquiteta Thereza Faria que se inspirou nas cores e texturas do universo do Magal e criou, a pedido da curadoria, um palco em forma de uma rosa descontruída para abrigar os figurinos do cantor, já que a rosa vermelha é símbolo frequente associado a carreira do artista. 

Moda

Sidney Magal movimentou o imaginário feminino por seu estilo único, performances irreverentes, roupas alegres e sensuais que marcaram um dos maiores astros da cultura pop do Brasil. Um dos núcleos que deve chamar muito a atenção do público é o de moda que traz figurinos originais usados pelo cantor ao longo da sua carreira e que marcaram momentos relevantes da sua história.

“Além de ser um grande artista, que faz parte da cultura popular brasileira, Sidney Magal também é um ícone de moda. Com as suas plataformas, figurinos extravagantes com brilhos e texturas, ele influenciou e ditou tendências. Na época, os seus figurinos foram uma verdadeira revolução em um momento em que a nossa sociedade era muito mais conservadora e vivíamos a rigidez do regime militar. Quando fui convidada para assinar a curadoria dessa exposição, vi que seria uma grande oportunidade para expor, pela primeira vez, uma belíssima seleção de figurinos originais que poderia ser usada como fio condutor para contarmos a trajetória do artista”, explica a curadora, escritora e designer de moda, Bruna Ramos da Fonte.

Música

Desde a década de 1970, Sidney Magal gravou dezessete álbuns, a discografia poderá ser apreciada no núcleo musical e o público poderá relembrar hits famosos que transcendem gerações como Meu sangue ferve por você (Freddie Neyer e Jack Arel, 1973), Amante latino (Rabito, 1973) e Sandra Rosa Madalena, a cigana (Miguel Cidras e Robert Livi, 1978), que este ano completa 45 anos de lançamento.

Este núcleo contará ainda com alguns figurinos originais, incluindo o de cigana, criado pelo estilista Nico Rosa, usado pelas dançarinas nos shows durante a música Sandra Rosa Madalena. Além de um colete original usado pelo Magal na fotografia de capa do seu primeiro disco em 1977.

Alô Terezinha

No núcleo televisivo, o público poderá reviver toda a história do ídolo na televisão, começando pelos primeiros programas que participou quando ainda era um jovem adolescente desconhecido do público e que usava o nome artístico de Sid Sonny, até os programas que o levaram para o grande público, como o Chacrinha, Faustão, Silvio Santos, entre outros.

Sétima Arte

Multiartista, Magal atuou no cinema e no teatro e teve sua história contada por eles. O núcleo destaca os filmes Amante Latino(1979), com direção de Pedro Rovai e roteiro do escritor Paulo Coelho e o filme O Meu Sangue Ferve por Você,  dirigido pela Joana Mariani, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2023, baseado na história de amor do Magal e sua esposa Magali. Nessa sessão serão expostos figurinos originais usados nas gravações dos filmes.

Teatro

Sim, Magal também atuou no teatro. A exposição relembra essa trajetória desde o momento em que Sidney pisou nos palcos pela primeira vez para encenar My fair Lady, no Teatro Rival(RJ), anos antes da fama, até ser protagonista em montagens como Roque Santeiro (direção de Bibi Ferreira) e ser homenageado nos palcos com o musical Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino(2022). Nesse núcleo, o público poderá conferir três figurinos originais do musical, criados pelo renomado figurinista e estilista Fabio Namatame.

Legião de fãs de todas as idades

Sidney sempre teve uma relação muito próxima com os fãs e recebeu milhares de mensagens de carinho em cartas, cartões, bilhetes e presentes que ele guarda a sete chaves. Alguns desses presentes poderão ser vistos em um núcleo dedicado aos fãs.

Nesse espaço, os visitantes da exposição poderão escrever uma carta para o seu ídolo que será postada em uma caixa de Correio. Todas as cartas serão entregues para o Magal ao final da exposição.

A exposição Expo Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino foi Idealizada por Rodrigo West que assina a direção artística. “Falar de Magal é falar de alegria. A ideia de homenageá-lo surgiu em 2016, tudo foi acontecendo naturalmente, pela própria capacidade do Magal de unir pessoas. Eu, como filho, precisei realizar uma nova avaliação sobre quem ele era para além de um pai, e o que representava e continua representando. Com muita satisfação conseguimos chegar a essa exposição encerrando esse ciclo de homenagens aos mais de 50 anos de carreira. Vem sendo muito bonito ter a oportunidade de participar e prestigiar os vários projetos que fizeram parte desse ciclo, desde o primeiro show, no qual Magal cantou com amigos, passando pelo sucesso do lançamento de sua biografia, filme, documentário, o musical e agora essa grande exposição”, falou o diretor artístico Rodrigo West.

O produtor cultural Paulo Del Castro é o responsável pela coordenação do projeto“É um privilégio quando se pode tentar devolver aos nossos ídolos da infância um pouco das alegrias que eles nos deram. Uma dose de Sidney Magal sempre deixa o nosso dia e a nossa vida mais feliz”, finaliza Del Castro.

A exposição tem apoio do Ministério da Cultura e do Centro Cultural Correios São Paulo. 

Serviço:

Exposição “Expo Sidney Magal: muito mais que um Amante Latino”

Data: De 20 junho a 29 de julho, segunda-feira a sábado, das 10h às 17h

Local: Centro Cultural Correios São Paulo – sala 01 e Átrio

Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n, Centro. Aos sábados, entrada pela Av. São João, 250

Há estacionamentos próximos ao local (Largo do Paissandu, Praça dos Correios, Praça Ramos de Azevedo e Rua Líbero Badaró).

Estação São Bento Linha 1-Azul (50 metros do local)

Entrada franca

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui