Tradição do Vinho dos Mortos é revivida neste sábado em São Roque (SP)

Neste sábado, 20/08, a Quinta do Olivardo, em São Roque/SP, revive uma das principais e inusitadas tradições portuguesas: o desenterro do Vinho dos Mortos.

A partir das 20h o público que visitar a casa poderá reviver a tradição, colaborando com a abertura das covas e o enterro/desenterro das garrafas.

A tradição surgiu em 1807, em meio à Guerra Peninsular. Conta a lenda que, diante das invasões das tropas francesas em Trás-os-Montes e Beira Alta, em Portugal, as famílias se viram obrigadas a enterrar as suas produções de vinho em meio às videiras, pastagens, plantações e no solo das adegas visando, assim, evitar o saque.

O que ninguém imaginava é que o enterro das garrafas acabou alterando o sabor da bebida, pois o solo mantinha o vinho em temperatura e escuridão constantes, deixando-o ainda mais saboroso.

Para reviver esta tradição, o proprietário da casa, Olivardo Saqui, prepara uma iluminação especial, proporcionada pelas chamas das tochas e das velas. Os caminhos que ladeiam as videiras são iluminados pelas chamas, convidando o público para percorrer o trajeto e assistir ou participar da tradição, enterrando uma garrafa que ficará ali, protegida na terra, por seis meses. Uma experiência única!

A noite será animada pela fadista Ciça Marinho, que interpretará clássicos da música portuguesa que prometem emocionar o público.

Sobre a Quinta do Olivardo

 Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos do setor na região.

Circuito de aventura

Os visitantes que gostam de sentir muita adrenalina não podem perder o 1º Circuito de Lazer e Aventura da Estrada do Vinho instalado na Quinta do Olivardo.

No circuito, o visitante poderá praticar arvorismo, escalada e encerrar o passeio em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante.

Para quem gosta de atrações mais relaxantes, a Quinta do Olivardo oferece ainda mini pesca esportiva, passeio a cavalo e um pedalinho para passear sobre o lago. São atrações que agradam a família toda!

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui