Tradicional Festa do Pinhão de Cunha segue até maio

 Caldinho, canjiquinha, farofa, bolos e mais uma dezena de variadas receitas feitas com pinhão poderão ser saboreadas por quem visitar o 17º Pinhão, Viola e Prosa na Praça, de 20 de abril a 7 de maio, na Praça da Matriz da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha, a Festa será aberta oficialmente no dia 15 de abril, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, com a apresentação da Banda União Musical Cunhense e dos Violeiros de Cunha da Associação Viola Caipira.

Para esta edição, a Prefeitura espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa que acontece de sexta a domingo e nos feriados de abril e maio. No dia 20 de abril, aniversário de 159 anos da cidade, a Praça da Matriz será o palco inicial das comemorações com show da Banda Village, além da praça da alimentação, onde diversas barracas vão oferecer iguarias com pinhão especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, para todos os gostos.

 

Comida típica que é servida durante o evento

Os restaurantes da cidade, conduzidos por chefs de nível internacional, também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.

Além de saborear as delícias da culinária local, o turista também poderá se divertir às tardes e noites com a extensa programação cultural da festa. No palco montado na Praça da Matriz, será possível assistir a uma tradicional Roda de Viola dos Violeiros de Cunha, com artistas da cidade, como Pedro e Jeferson, Cristiano e Wellington & Amigos, Giliard Fagundes, Luis Gustavo e Edilson Santos, Esquadrilha do Samba e Filhos do Sertão. Atrações especialmente contratadas para a festa também vão agitar o público com um repertório eclético de MPB, sertanejo e música de raiz. Entre eles, Lula Barbosa e Laércio Ilhabela, Bia Góis, Miltinho Edilberto, Banda Chapéu Brasil, Tavinho Lima, Grupo Madalena, Douglas e Vinícius, Joel e Geovan e Banda Dallas.

A cultura do Pinhão

Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão, uma verdadeira aula sobre o assunto. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.

Confira a programação completa da 17ª Pinhão, Viola e Prosa a Praça no site:

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui