“Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”

O mês da sustentabilidade acabou, mas a discussão sobre a ação climática é permanente. Criada há 31 anos, a Roteiros de Charme se dedica a agregar empreendimentos comprometidos com uma hotelaria de excelência em matéria de qualidade, responsabilidade social e ambiental. Este compromisso está no DNA da Associação e é descrito em seu Código de Ética e Conduta Ambiental, que leva, inclusive, a chancela da ONU.

No setor de turismo tem-se o consenso entre grandes grupos, empresas e investidores que o enfrentamento da crise climática em que estamos mergulhados só será viável a partir de ações urgentes e efetivas de governos e iniciativa privada, com a cooperação e o comprometimento da sociedade, viajantes, turistas e comunidades locais. Pesquisas de opinião específicas do setor comprovam que o respeito ao meio ambiente pesa cada dia mais na decisão do viajante sobre a escolha de destinos e meios de hospedagem.

A relação entre turismo e sustentabilidade nunca foi tão valorizada. Para ser considerados de excelência, nos dias de hoje, empreendimentos hoteleiros precisam ir além das boas práticas de atendimento ao cliente. A responsabilidade com a preservação do meio ambiente natural, com o bem-estar social e com a governança da estratégia e operação das empresas é uma demanda crescente do mercado. O meio empresarial caminha para consagrar a metodologia designada pela sigla ESG (iniciais em inglês das palavras ambiental, social e governança) como ferramenta padronizada para elencar, medir, comunicar e conferir transparência às práticas voltadas para a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e de governança de uma empresa.

Os empreendimentos associados da Roteiros de Charme adotam já de longa data as práticas que constituem atualmente os pilares do ESG, embora sem a formalidade da metodologia hoje difundida. Inúmeros associados vêm experimentando ultimamente a formalização de suas práticas segundo o regramento ditado pela abordagem ESG.

A todo momento, capitaneamos um verdadeiro chamamento a abraçar a mensagem da sustentabilidade no turismo. Nos dedicamos em nosso blog, redes sociais, mailing de associados e clientes a fornecer informações básicas como ‘Cinco Motivos para Priorizar Hotéis Sustentáveis’, ou ‘Os Três Pilares do ESG na Hotelaria’, que ajudam hoteleiros e viajantes a perceber que começar hoje a ser um viajante consciente é mais simples e importante do que parece.

Em junho, a Associação Roteiros de Charme promoveu a campanha “Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”. Ela se somou ao esforço de empresas, organizações não governamentais e instituições públicas de chamar atenção para a urgência da sociedade em abraçar a ação climática necessária à construção da sustentabilidade e bem-estar da humanidade como garantia de nosso futuro.

Mas a campanha foi além das práticas comerciais e conceitos metodológicos. Ela convidou cada um dos viajantes, hoteleiros e colaboradores do trade turístico em geral a atuarem como multiplicadores desta mensagem. Incentivamos o engajamento nesta causa, que priorizem, no momento da reserva, empreendimentos que valorizem a preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural de suas regiões; que busquem as boas práticas de governança; que atuem, na prática, na gestão e redução de resíduos sólidos, eficiência energética, uso responsável da água e que se preocupem com a cadeia produtiva ao valorizarem o trabalho dos pequenos produtores e fornecedores locais.

De acordo com a pesquisa “Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros”, realizada pelo terceiro ano consecutivo pelo Ipec, no período entre novembro/2022 e janeiro/2023 (ver site https://www.percepcaoclimatica.com.br/), os brasileiros continuam sendo uma das populações com o maior grau de consenso sobre as mudanças climáticas: 94% afirmam que o aquecimento global está acontecendo; e 74% consideram que o fenômeno é causado por atividades humanas. E para a maioria das pessoas, são os governos (36%) ou as empresas e indústrias (32%) que podem contribuir mais para resolver o problema das mudanças climáticas.

Por Luiz Penna, diretor de Meio Ambiente da Associação Roteiros de Charme

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui