4ª Festa de São Martinho brinda a safra das uvas neste sábado

A Quinta do Olivardo, em São Roque/SP, celebra a safra das uvas com a 4ª edição da tradicional Festa de São Martinho, que será realizada neste sábado, dia 26 de novembro. A festividade reúne apaixonados pela cultura lusitana de todo o país, que visitam a casa para reviver as cores, sabores e aromas desta grande festa.

São Martinho é uma das principais celebrações de Portugal, pois é a data em que o vinho que foi produzido em janeiro chega ao ponto e é provado com as castanhas portuguesas, assadas em brasa.

As festas de São Martinho estão associadas com um espírito de confraternização e solidariedade, reforçando os laços de amizade entre amigos e familiares. O santo é padroeiro dos produtores de vinho e restaurantes. No Brasil, a tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.

Durante a festividade, o público será recebido com uma caneca para brindar e degustar o vinho e o suco de uva, que foram produzidos com a ajuda do público em janeiro e estão armazenados desde então em tonéis de carvalho. Em seguida, os visitantes poderão participar da tradição do “magusto” – prática de assar as castanhas portuguesas sobre folhas secas no chão. O público fica ansioso ao redor das brasas esperando as cascas das castanhas se romperem para a degustação.

Para animar a celebração, durante todo o dia o grupo folclórico e etnográfico Casa da Ilha da Madeira fará diversas apresentações de clássicos da cultura lusitana, convidando todo o público para cantar e dançar. Os cantores e dançarinos chegam à festa caracterizados de colonos portugueses, encantando os presentes.

espetada-madeirense-e-grupo-folclorico-da-ilha-da-madeira

A festa tem entrada gratuita, com a opção de pacote que inclui a degustação das bebidas e almoço.

Delícias portuguesas

Como manda a tradição, o público que visitar a casa poderá degustar o melhor da culinária portuguesa, preparada pelo chefe da casa. São delícias que levam como ingrediente principal o bacalhau português, além da Espetada Madeirense – generosos pedaços de carne, sobrepostos em espetos preparados com o galho do louro – entre outros petiscos como o bolinho de bacalhau e o pão no prego.

A Quinta do Olivardo oferece ainda outras tradições da cozinha portuguesa. Para a sobremesa, os tradicionais pastéis de nata, com fornadas saindo a cada 15 minutos, suculentos por dentro e crocantes por fora; além da rabanada com calda de vinho, Santa Clara, entre outras delícias!

Circuito de aventura

Os visitantes que gostam de sentir muita adrenalina não podem perder o 1º Circuito de Lazer e Aventura da Estrada do Vinho instalado na Quinta do Olivardo.

No circuito, o visitante poderá praticar arvorismo, escalada e encerrar o passeio em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante.

1-3

Para quem gosta de atrações mais relaxantes, a Quinta do Olivardo oferece ainda mini pesca esportiva, passeio a cavalo e um relaxante pedalinho para passear sobre o lago. São atrações que agradam a família toda!

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Serviço:

4° Festa de São Martinho

Data: 26 de novembro, a partir das 10h

Local: Quinta do Olivardo

Km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Informações sobre convites e reservas podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923

Da Redação

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui