Benefícios da fisioterapia na qualidade de vida dos idosos

Especialista explica como essa área da saúde pode ajudar no dia a dia das pessoas com mais idade

À medida que as pessoas envelhecem, o corpo passa por diversas mudanças, como perda de massa muscular e diminuição da flexibilidade e mobilidade. Além disso, há uma maior propensão a lesões e doenças crônicas. A fisioterapia, nesse quesito, atua de forma abrangente, visando promover a saúde e a funcionalidade, desempenhando um papel importante na reabilitação após fraturas ósseas e cirurgias, proporcionando uma série de benefícios para a qualidade de vida de pessoas com uma idade já avançada e contribuindo para uma vida ativa e saudável.

Segundo Tais Arcanjo, fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Recife, campus Graças, condições como artrite, artrose e dores crônicas são muito comuns nessa fase da vida. “Já é comprovado cientificamente que as dores crônicas melhoram com o exercício físico. Nesse caso, as atividades devem ser direcionadas para essas situações, como alongamento e exercícios de estabilidade e fortalecimento muscular para as regiões afetadas”.

“Por outro lado, a fisioterapia aquática, que é a prática de exercícios terapêuticos em piscinas aquecidas, é bastante utilizada em casos de pacientes com artrite, artrose e outros tipos de condições. As atividades são mais relaxantes e leves, fazendo com que os pacientes as efetuem sem muito desconforto. Além disso, existem várias outras técnicas para o alívio dessas dores, como eletroterapia e eletrotermofototerapia. Nelas, correntes elétricas são aplicadas na região dolorida por meio de eletrodos ou cabeçotes, promovendo um efeito anti-inflamatório”.

A fisioterapia para idosos auxilia na melhora da mobilidade e da capacidade funcional, mas não se limita apenas aos aspectos físicos. “Outro benefício importante é que ela trabalha a saúde mental e emocional, pois as atividades terapêuticas ajudam as pessoas a realizarem atividades diárias e participarem ativamente na sociedade, também contribuindo amplamente na melhora do humor”, conclui Tais Arcanjo.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui