Boa alimentação ajuda foliões a terem mais disposição no carnaval

Durante as festas de carnaval, o corpo gasta muita energia, e para encarar a folia é de suma importância alimentar-se bem e de forma adequada para evitar mal-estar. A nutricionista da Light Chef, Luciana Dubau, explica que é fundamental iniciar o dia tomando um café da manhã bem reforçado nutricionalmente; não se deve pular nenhuma refeição e comer a cada três horas.

“O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura. No intervalo entre as refeições procure dar preferência aos lanches mais saudáveis, opções integrais; mix de oleaginosas (castanha-do-Brasil, nozes, amêndoas, castanha de caju), barrinhas de cereal, bolinho de fruta integral; salada de frutas, frutas in natura (com casca e bagaço, sempre que possível), açaí ou iogurtes, são algumas das opções”.A profissional também preparou uma lista do que não pode faltar no cardápio e o que deve ser evitado pelos foliões:

1 – Líquidos: durante a folia o corpo perde muita água pelo suor, além do fato da temperatura estar muito alta, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. Sempre que possível, procure ingerir água; água de coco (contém potássio) e suco de frutas sem adição de açúcar, que vai repor os sais minerais e vitaminas.
2 – Os carboidratos são de suma importância, pois é de onde se obterá a maior parte da fonte energética, mas, sempre lembrando que a opção na forma integral é mais indicada. Os alimentos ricos em carboidratos são massas, grãos, arroz; batata; cereais entre outros.
3 – Alimentos leves: como grelhados e saladas. Frutas como melancia; melão; abacaxi são alguns exemplos de alimentos que são boas fontes de nutrientes e também ajudam a hidratar e repor as vitaminas e sais minerais.
4 – Evitar preparações pesadas, também é uma boa alternativa nesse período de festa. Sendo assim, dê preferência às combinações mais leves, pois facilitam a digestão e nos dão a sensação de bem-estar.
5 – Evite o consumo bebida alcoólica em excesso, pois o álcool ajuda a desidratar, se consumir bebida alcoólica, lembre-se de tomar água entre um copo e outro para manter a hidratação.
E para facilitar a vida dos foliões, a Light Chef – empresa especializada em comida congelada saudável, com entregas pelo sistema delivery – tem uma linha de sucos integrais sem conservantes; sem adição de açúcar e com vários opções de sabores que são recomendados para manter a hidratação. A marca também oferece salgados e bolinhos de frutas integrais, muito indicados para o lanche intermediário. Nas refeições principais há muitas opções de peixes grelhados, frango grelhados e cozidos, carnes magras, alimentos integrais e também legumes, verduras. Todos os kits da marca são com redução de sódio; gordura, calorias e muito indicados para uma alimentação saudável.

Da Redação

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui