Como o mercado de trabalho pode criar oportunidades para profissionais maduros?

Existe uma expressão que poucos conhecem, mas muitas a praticam: etarismo! Esta palavra representa toda e qualquer discriminação em relação à capacidade de pessoas com idade avançada em tomar decisões, seja em casa, em espaços públicos ou, pior ainda, quando estão tentando exercer seus trabalhos.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) descobriu que 72% dos trabalhadores brasileiros com mais de 50 anos acreditam que a idade avançada é um obstáculo para conquistar um emprego. A visão de que os idosos são menos produtivos, menos criativos e menos adaptáveis às mudanças surge como uma barreira, mas este cenário está mudando.

Com a evolução da medicina e de hábitos saudáveis, muitos idosos seguem trabalhando plenamente nas mais diversas funções. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agora, em 2022, cerca de 7,1 milhões de idosos estavam trabalhando no Brasil, que representa 8,1% da população idosa brasileira com idade de 65 anos ou mais.

Mercado com uma nova visão

O aumento da expectativa de vida, que faz com que os idosos tenham mais tempo para trabalhar, e a queda da taxa de natalidade, que faz com que a população economicamente ativa diminua, modificou o cenário de contratações:

“O mercado criou uma série de oportunidades para quem tem mais de 65 anos, mostrando que a valorização da experiência está mais presente” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.

A especialista reforça que, dependendo da atividade e com políticas de inclusão certas, muitas empresas estão se beneficiando ao criar oportunidades para quem tem certo grau de experiência, conferindo maturidade e segurança em seus negócios:

“É um mercado que está crescendo, basta analisar os dados da PNAD que deixa claro que 56% da população está acima dos 30 anos. No futuro bem próximo, teremos mais idosos trabalhando e as empresas já perceberam essa mudança” conclui.

Fonte: RH Nossa

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui