Como o mercado de trabalho pode criar oportunidades para profissionais maduros?

Existe uma expressão que poucos conhecem, mas muitas a praticam: etarismo! Esta palavra representa toda e qualquer discriminação em relação à capacidade de pessoas com idade avançada em tomar decisões, seja em casa, em espaços públicos ou, pior ainda, quando estão tentando exercer seus trabalhos.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) descobriu que 72% dos trabalhadores brasileiros com mais de 50 anos acreditam que a idade avançada é um obstáculo para conquistar um emprego. A visão de que os idosos são menos produtivos, menos criativos e menos adaptáveis às mudanças surge como uma barreira, mas este cenário está mudando.

Com a evolução da medicina e de hábitos saudáveis, muitos idosos seguem trabalhando plenamente nas mais diversas funções. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agora, em 2022, cerca de 7,1 milhões de idosos estavam trabalhando no Brasil, que representa 8,1% da população idosa brasileira com idade de 65 anos ou mais.

Mercado com uma nova visão

O aumento da expectativa de vida, que faz com que os idosos tenham mais tempo para trabalhar, e a queda da taxa de natalidade, que faz com que a população economicamente ativa diminua, modificou o cenário de contratações:

“O mercado criou uma série de oportunidades para quem tem mais de 65 anos, mostrando que a valorização da experiência está mais presente” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.

A especialista reforça que, dependendo da atividade e com políticas de inclusão certas, muitas empresas estão se beneficiando ao criar oportunidades para quem tem certo grau de experiência, conferindo maturidade e segurança em seus negócios:

“É um mercado que está crescendo, basta analisar os dados da PNAD que deixa claro que 56% da população está acima dos 30 anos. No futuro bem próximo, teremos mais idosos trabalhando e as empresas já perceberam essa mudança” conclui.

Fonte: RH Nossa

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS

Colunas

Artigos populares

Vovó e vovô aprendendo inglês

Aprender inglês depois dos 50 anos

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade

Livro para comemorar o Dia dos Avós – “Cartas da Vovó Menina”

O livro narra uma jornada emocional entre avó e neta

Lançado programa “Voa Brasil” que beneficiará aposentados do INSS

Passagem aérea por R$ 200,00 dentro do Brasil, para aposentados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui