Conheça os principais exames de rotina para idosos

O envelhecimento da população já é uma realidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2012 a 2021, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%. Até 2021, havia 31,23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Dessa população, 69,3% sofrem de pelo menos uma doença crônica. Dentre elas, estão a hipertensão, dores na coluna, artrite e diabetes. Os dados são do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi).

As informações apontam para a importância de cuidados preventivos à saúde dos idosos.

Quais exames fazer

Os exames de rotina na terceira idade são importantes para avaliar a saúde e detectar precocemente doenças que podem ser tratadas com mais facilidade e eficácia, quando diagnosticadas no início. Alguns dos exames mais importantes são:

· Exame de sangue: avalia a saúde geral do organismo, verifica o funcionamento do fígado, rins e outros órgãos vitais, além de detectar a presença de doenças como diabetes e anemia.

· Exame de urina: detecta doenças renais e do trato urinário, como infecções urinárias e cálculos renais.

· Exame de colesterol e triglicerídeos: analisa os níveis de gordura no sangue, que podem estar associados a doenças cardiovasculares.

· Exame de mamografia: identifica precocemente o câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres.

· Exame de densitometria óssea: avalia a densidade dos ossos e detecta a osteoporose, uma doença que afeta, principalmente, mulheres na terceira idade.

“A prevenção é o melhor tratamento. Mas, para além disso, o acompanhamento médico também permite à pessoa idosa uma vida com autonomia, respeito e manutenção da autoestima, fundamentais para a qualidade de vida dos mais velhos”, finaliza a médica.

Somado à prevenção, a garantia de uma vida saudável também está ligada a práticas saudáveis cotidianas. Por isso, é importante realizar atividades físicas regulares, manter uma dieta equilibrada, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui