Exposição interativa sobre envelhecimento ocupa o Museu da República

Programação gratuita inclui oficinas de acessibilidade e performances artísticas como roda de samba e seresta

No passado, envelhecer era um privilégio de poucos, mas isso mudou. Em 2050, estima-se que 31% da população vai ter mais de 60 anos no Brasil. A expectativa de vida aumentou mais de 30 anos no último século. Pela primeira vez na história, haverá mais idosos que crianças – e essa revolução da longevidade traz muitas oportunidades e desafios para as cidades e a sociedade. 

Esse é o tema da Exposição Cidade 60+, em cartaz no Museu da República até 16 de julho, que convida o público de todas as idades a vivenciar diferentes situações do cotidiano na cidade, compartilhar experiências e discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. Com idealização da Festum e coorealização da Folguedo, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura e patrocínio da Sotreq. 

A exposição ocupa três salas do museu com diversos vídeos, jogos, experimentos, intervenções artísticas e depoimentos de pessoas 60+ e de especialistas que atuam por uma sociedade mais justa e inclusiva. Reúne ainda intervenções artísticas como fotografias documentais de Claudia Ferreira, um curta-metragem imersivo de Andressa Núbia, uma videoinstalação de Leonardo Martins, o yarnbombing ou bombardeio de fios da artesã Luiza Andreia, lambes de Alberto Pereira e a série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, idealizada pelo jornalista Yuri Fernandes. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais.

Na semana de inauguração, a programação inclui atividades culturais temáticas ao livre, nos jardins do Museu da República. Haverá apresentação do Coral do Museu da República, da roda de samba A Gloriosa, grupos de Seresta do Museu da República e performance artística de Julie Brasil. Além disso, a Exposição Cidade 60+ inclui uma série de oficinas de acessibilidade cultural e cheia de atitude, sobre temas como capacitismo e acessibilidade científico/cultural e tecnológica.

“Depois de desenvolver a Exposição Cidade Acessível, que discute acessibilidade e mobilidade urbana, percebemos a importância de pensar essas questões a partir dos idosos. Essa é uma reflexão que interessa a todos, pois todos envelhecemos, e o envelhecimento da população é uma das questões sociais, econômicas e culturais mais importantes no mundo atual. E no momento já estamos trabalhando no próximo projeto, a Exposição Cidade Mulher, que aborda o acesso, mobilidade e direito à cidade a partir de uma perspectiva de gênero, visibilizando intervenções artísticas urbanas de mulheres”, dizem os idealizadores e realizadores da Exposição Cidade 60+.

A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. É possível visitar também a Exposição Virtual Cidade 60+: https://cidade60mais.com.br/ 

Sobre o Museu da República

O Palácio do Catete, que abriga atualmente o Museu da República,  é um prédio histórico localizado na cidade do Rio de Janeiro e foi palco de diversos episódios importantes da história. O Museu da República busca contribuir para o desenvolvimento sociocultural do país por intermédio de suas ambientações, exposições temporárias e de longa duração, eventos culturais, ações de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural republicano que conserva. O seu compromisso é com a universalização democrática do acesso aos seus acervos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania. 

museudarepublica.museus.gov.br/ | www.instagram.com/museudarepublica

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui