Os benefícios da dança para o corpo

Essa atividade melhora a flexibilidade, postura e memória, por exemplo

A prática regular desse exercício, que pode ser feito por pessoas de qualquer idade, traz benefícios físicos e experiências de alegria e descontração para quem pratica, contribuindo com as sensações de prazer e bem-estar. Juliette Noadya, coordenadora do curso de Educação Física da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, aborda os motivos da dança ser importante para o corpo humano.

“Quando realizamos essa atividade física, o corpo libera feromônios, como a endorfina, serotonina e dopamina, que são as responsáveis pela sensação de felicidade. Além disso, a dança permite conexões com outras pessoas, estabelecendo experiências e vivências individuais ou coletivas. Um outro ponto é a melhora da postura e flexibilidade. As articulações também são beneficiadas, possibilitando uma recuperação muscular mais rápida e saudável”.

Essa atividade é antídoto ao envelhecimento do cérebro e colabora com o corpo, deixando os músculos mais fortalecidos, por exemplo. A prática frequente causa mudanças físicas, pois, ao trabalhar com diferentes grupos musculares, o corpo fica mais forte e menos sujeito a lesões ao longo dos anos.

“O sistema cardiorrespiratório também é beneficiado, tendo uma maior resistência. Uma dica é dançar por cerca de 30 minutos, três vezes na semana. Isso aumenta as frequências respiratória e cardíaca, assim como ajuda no crescimento da carga de disposição e energia corporal. Além disso, pode melhorar a autoestima e os quadros de ansiedade e depressão”, explica Juliette.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui