Os benefícios da dança para o corpo

Essa atividade melhora a flexibilidade, postura e memória, por exemplo

A prática regular desse exercício, que pode ser feito por pessoas de qualquer idade, traz benefícios físicos e experiências de alegria e descontração para quem pratica, contribuindo com as sensações de prazer e bem-estar. Juliette Noadya, coordenadora do curso de Educação Física da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, aborda os motivos da dança ser importante para o corpo humano.

“Quando realizamos essa atividade física, o corpo libera feromônios, como a endorfina, serotonina e dopamina, que são as responsáveis pela sensação de felicidade. Além disso, a dança permite conexões com outras pessoas, estabelecendo experiências e vivências individuais ou coletivas. Um outro ponto é a melhora da postura e flexibilidade. As articulações também são beneficiadas, possibilitando uma recuperação muscular mais rápida e saudável”.

Essa atividade é antídoto ao envelhecimento do cérebro e colabora com o corpo, deixando os músculos mais fortalecidos, por exemplo. A prática frequente causa mudanças físicas, pois, ao trabalhar com diferentes grupos musculares, o corpo fica mais forte e menos sujeito a lesões ao longo dos anos.

“O sistema cardiorrespiratório também é beneficiado, tendo uma maior resistência. Uma dica é dançar por cerca de 30 minutos, três vezes na semana. Isso aumenta as frequências respiratória e cardíaca, assim como ajuda no crescimento da carga de disposição e energia corporal. Além disso, pode melhorar a autoestima e os quadros de ansiedade e depressão”, explica Juliette.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui