SP: Centro para idosos, em Santo André, oferece cuidados e atividades físicas

Uma creche para idosos. O que parece antagônico é certamente a melhor definição para o Centro de Convivência Alegria de Ser. Como uma creche, ele cuida, estimula atividades e auxilia as famílias que trabalham e estudam, mas que não querem abrir mão do convívio diário com seus familiares, que por vezes não podem, ou não querem ficar sozinhos em casa durante todo o dia.

 

image011

 

O espaço abre das 7 da manhã até as 19h. O período de permanência pode ser integral, ou somente no período da tarde, com freqüência mínima de 3 dias. São oferecidas 5 refeições diárias, balanceadas por nutricionistas, opção de transporte acompanhado e uma equipe de profissionais- cuidadores, fisioterapeutas e nutricionista, que garante o atendimento às necessidades básicas. Mas o Centro de Convivência Alegria de Ser vai além.

Ele tem por missão o respeito pela história, limitações e desejos de cada Ser visando aumentar o bem-estar e a alegria dos dias que ainda estão por vir. Para isso são oferecidas atividades elaboradas por uma equipe especializada no atendimento ao idoso, incluídas na mensalidade, de forma a promover e estimular a interação social. São elas:

 

Culturais: Leitura ou contação de história, hora da música para ouvir e/ou cantar, filmes educativos ou motivadores.

Motoras: Fisioterapia, jogos e caminhadas além de trabalhos manuais e artesanato (crochê, tricô, bordado, tapeçaria, tear, uso de materiais recicláveis, dobradura, pintura, decoupage).

Ritmos: Consiste em uma aula com músicas de diversos ritmos variados e envolventes, de forma descontraída e animada.
Treinamento Funcional: Simulação de atividades do cotidiano para a melhora da capacidade funcional do corpo, da flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, força e resistência.

Alongamento:  Visa a melhora e a manutenção da flexibilidade, e auxilia no relaxamento da musculatura.

Relaxante:  Através de exercícios de alongamento, massagem, um pouco de meditação e trabalho respiratório, a aula contribui para alivio do stress.

Atividades físicas: Adaptadas conforme a necessidade dos idosos, promovendo descontração, interação no grupo e socialização. A atividade física para o idoso possui vários benefícios como: flexibilidade, força muscular, equilíbrio e melhoria nas atividades do dia- a –dia.

Jogos recreativos: Proporciona estímulos físico, mentais e psíquicos. Desenvolve a socialização é considerado um treinamento cognitivo auxiliando na terapêutica do Alzheimer. Entre os jogos oferecidos estão: tabuleiro, bingo, wii, baralho, forca, batalha naval, dardo, taco, peteca e stop.

Músicas: Possibilita um resgate de lembranças, relacionada à família e aos lugares, proporcionando bem-estar, relaxamento, distração e conforto.

Jardinagem: Considerada uma terapia, que serve como estimulante para os sentidos, ativa também as funções cerebrais como: habilidades e destreza manual, criatividade, orientação espacial, motivação e interesse

Horta: Outra forma ocupacional, participando e acompanhando os ciclos, processos e dinâmicas naturais. Estimula a consciência para a preservação ambiental, oferece oportunidade para a compreensão da interrelação e interdependência dos organismos. Desenvolvem-se conhecimentos e habilidades que estimulam a produzir, descobrir, selecionar e consumir alimentos saudáveis.

Dia da beleza: Momento de lazer, diversão e resgate da auto-estima do idoso.

Festas típicas: Organizadas e planejadas sempre com a participação dos idosos e familiares.

 “Nesta etapa da vida, o foco principal das atividades não é ensinar e sim diminuir as inevitáveis perdas cognitivas”, fala Franco Antônio Catena, que trabalhou em São Paulo em um espaço nos moldes propostos pelo  Alegria de Ser, e divide com o empresário Renzo Grosso, a coordenação desta iniciativa pioneira no ABC. “Num olhar sobre as finanças das famílias, nosso Centro é também uma excelente opção”, ressalta Grosso. Para o futuro, o Centro de Convivência já tem programada a abertura do atendimento domiciliar e também do serviço de Hostel, que oferece pernoite para pequenos períodos. “Não ter internos, ou pessoas já muito incapacitadas, faz com que a casa tenha um astral descontraído e festivo. Viver com Alegria é o nosso objetivo”, resume Franco Catena.

 

Alegria de Ser

Rua das Laranjeiras, 389 – Bairro Jardim
Santo André – SP
Tel: +55 (11) 2774.3557

Cel: (11) 98202 1562 TIM
Cel: (11) 94538 8865 CLARO
Cel: (11) 99987 1070 VIVO

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui