USP oferece 3,2 mil vagas para cursos gratuitos para público 60+

Entre disciplinas regulares e ações complementares, o público 60+ pode participar de atividades em áreas como astronomia, educação, saúde e comunicação, além de atividades físicas e culturais

A USP abre, a partir do dia 10 de julho, inscrições para o segundo semestre de 2023 do programa USP 60+. Em sua 56ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. As inscrições seguem até 24 de julho.

A consulta das vagas e como efetuar a matrícula será disponibilizada a partir de 10 de julho no site cultura.usp.br/usp60. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. 

São 229 atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explicou no programa Cultura na USP, veiculado pela Rádio USP, que a iniciativa tem bases fortes.

“Há aproximadamente 30 anos em atividade, o programa se fundamentou em 3 pilares fundamentais, a abertura o mais ampla possível, com livre acesso para todos os interessados, o outro pilar é o da intergeracionalidade e nesse somos pioneiros em colocar dentro de uma sala de aula diferentes gerações etárias e por fim a gratuidade, pois todos os cursos são gratuitos”.

Introdução à astronomia; gerontologia educacional; nutrição e atividade motora; economia do turismo; redação publicitária; hidráulica; comércio eletrônico; gestão de qualidade; e direito desportivo estão entre os cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da USP em Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como alongamento, yoga, dança de salão, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, fotografia de rua e visitas guiadas ao Museu do Ipiranga. Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 28 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: e-mail [email protected].

Fonte : Texto e foto : Elcio Silva – Da assessoria de imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Jurema Águas Quentes terá atividades monitoradas durante a Páscoa

O destino contará com celebração da missa de Páscoa Jurema...

Bariloche prepara maior barra de chocolate do mundo para a Páscoa

A tradicional Festa Nacional do Chocolate será o principal...

Japan House São Paulo destaca atividades sobre o universo do chá japonês

Durante a segunda quinzena de fevereiro, a Japan House São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui