‘Alimentando nossa Cultura’: concurso gastronômico com premiação de R$ 10 mil

 O Centro Cultural do Alumínio (CCAL), espaço que promove a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, anuncia a abertura das inscrições para o concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”. Em sua primeira edição, o evento é uma realização do CCAL, do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, e celebra a diversidade da culinária brasileira e, em especial, dos ingredientes tradicionais do Pará, tesouro culinário da região norte. O concurso também conta com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o patrocínio master das empresas Albras e Hydro, além do patrocínio das empresas Alcoa, CBA e Novelis.

Para participar do concurso, os interessados devem residir no Brasil e apresentar uma receita típica da região pela qual tenham uma memória afetiva, com o uso de, pelo menos, um ingrediente típico do Pará e a utilização de utensílio de alumínio. O Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger explica que o objetivo do concurso cultural é difundir as inúmeras diferenças e referências gastronômicas presentes na cultura do país. “Quando buscamos retratar no concurso cultural pratos típicos de cada região brasileira, estamos divulgando as tradições e costumes desse povo, e isso é difusão da cultura. Todas as receitas, cada uma com seu fazer, vêm repletas de muita história e tradição”, pontua Enninger.  

 Para a premiação, será escolhida uma receita de cada uma das 6 categorias participantes: Região Sul, Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte e Menção Honrosa – que conta com o município de Barcarena, Abaetetuba e Paragominas-PA. No total, serão 6 premiados, cada um com o valor de R$ 10 mil, troféu, certificado de participação, presença na exposição e menção no catálogo de receitas. 

 Entre os jurados da competição, o concurso contará com reconhecidos nomes da gastronomia brasileira como: Chef Dona Carmem Virgínia, gastrônoma, pesquisadora – que une a tradição e a técnica secular da culinária africana com o tempero brasileiro – e também jurada no reality Cozinheiros em Ação e apresentadora de seu próprio programa, Uma Senhora Panela; Chef Léo Modesto, paraense  reconhecido por seu trabalho em prol da cozinha amazônica de raiz e que  participou do reality Mestre do Sabor; e Rosa Moraes, presidente do The World’s 50 Best Restaurants, educadora e jornalista, tendo participado como jurada no reality Iron Chef Brasil

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 24 de julho e 31 de agosto no site do concurso, escolher a categoria que deseja inscrever sua(s) receita(s) e enviar fotos do processo, que deve incluir utensílios e embalagens de alumínio, passo-a-passo da preparação e ingredientes do Pará selecionados. Cada participante poderá enviar até 2 receitas para o concurso. 

Sobre o Centro Cultural do Alumínio

O CCAL é um espaço público, multidisciplinar que busca fomentar a cultura do alumínio promovendo a informação por meio de uma série de ações que englobam exposições, oficinas, palestras, workshops e um completo acervo. O local é situado na Avenida Dr Cardoso de Melo, 1308, no 4º andar, Conj.42 – Vila Olímpia (SP). A visitação é gratuita e funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00.   

Serviço

Concurso Gastronômico – “Alimentando nossa Cultura: Cozinha de fusão e afetividade”. 

Inscrição gratuita

Data de inscrição – 24/07 a 31/08

Evento de avaliação dos jurados – 21/09

Inscrições e mais informações: http://www.alimentandonossacultura.com.br/

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui