Flip: Cinema e poesia se encontram na abertura

15217705577-699

Os encontros e as intersecções entre cinema e poesia marcaram a sessão de abertura da 14ª  Flip. Celebrando as duas linguagens, o poeta Armando Freitas Filho e o cineasta Walter Carvalho dividiram com o público a emoção de trabalhar junto – Carvalho realizou o documentário Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície (2016), em que filmou Armando por quase uma década, obra exibida na sequência da conversa.

 

Ao longo da sessão, cada um lembrou seu contato particular com a vida e obra da autora homenageada Ana Cristina Cesar (de quem Armando foi amigo especialmente próximo) e da paixão compartilhada por Jean-Luc Godard. “Godard, para mim, é poesia. É o cineasta que mais tem esse sumo, essa vontade, esse impulso. Ele tem principalmente a surpresa da poesia”, afirmou o poeta.

 

Carvalho, por sua vez, mencionou os motivos que o levaram a realizar o filme sobre Armando: “A minha leitura essencial é a poesia, que leio quase que diariamente. Antes do filme eu tinha muita curiosidade de saber: como vive um poeta? Vocês pegam ônibus? Vão ao supermercado? […] Como nasce um poema? Como é que duas ou três palavras se combinam e me põem para chorar?”.

 

Antes da mesa, o diretor geral da programação principal da Flip Mauro Munhoz mencionou a importância da escuta em tempos de ânimos acirrados no mundo. “Toda cidade tem uma voz. Há mais de vinte anos, a Casa Azul ajuda coletivamente a criar uma espécie de aparelho auditivo para escutar as vozes da cidade.” O curador Paulo Werneck citou a crise que assola o mercado editorial e jornalístico, mas logo comentou que as palavras crise crítica têm a mesma raiz, ressaltando a importância da segunda para os enfrentamentos e travessias da primeira. A Tenda dos Autores estava pronta para mais uma Flip inundada de poesia, carregada de cinema e permeada por tantas outras formas de linguagem e do dizer.

Fonte: Flip

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1265 POSTS

Colunas

Artigos populares

Excursões rodoviárias são cada vez mais procuradas.

Os cruzeiros marítimos, sem dúvida, são os “queridinhos” do...

Recital de musica de Câmara do coro da OSESP no próximo domingo

Nesta semana, no domingo (06/abr), a recém-inaugurada Estação CCR das Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui