Tiradentes apresenta mais de 200 atrações gastronômicas e culturais em festival

289852_625254_o_fartura_bh__6__edson_teixeira_web_

 

Uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais se prepara para a maior festa da gastronomia brasileira. Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, Tiradentes recebe o já tradicional Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que está em sua 19ª edição. O evento, que faz parte do projeto Fartura, marca o calendário da cidade e reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em 2015.
Neste ano, haverá cerca de 200 atrações gastronômicas. Elas se dividem entre Jantares, Restaurantes na Praça, Cozinhas ao vivo, Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes de Tiradentes.
O Festival se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que acumula mais de 68 mil km rodados, percorrendo todos os estados brasileiros e mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar. Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.

Seguindo a já tradicional proposta de integrar gastronomia e programação cultural, Tiradentes vai receber atrações musicais e cênicas. Na programação musical estão o cantor e instrumentista Curumin, que incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba em suas músicas, o grupo mineiro de música popular brasileira Graveola e o Lixo Polifônico,e a banda instrumental Os Distraídos, além de Lucas Santanna e Larissa Baq, enquanto na parte cênica se apresentam o Grupo Trampulim, com o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, a Cia de Inventos, com o “Santo Seu Hilário”, o grupo Giramundo, com o espetáculo “O Aprendiz Natural”, e o Catibrum, que apresenta “O Som das Cores”.

289852_625260_pra_0205_web_ (1)

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Desde sua primeira edição, o festival já recebeu chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos. O festival integra o portfólio de eventos realizado pelo Projeto Fartura.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui