Brotas Gourmet chega à 5ª edição e agita a cidade

13301385_479906288869348_6581649745091822461_o

 

Boa comida e muitas atrações musicais dão o tom da 5ª edição do Brotas Gourmet, que acontece de 18 a 20 de agosto no Sindicato Rural de Brotas, sempre a partir das 20h. Durante os três dias do festival, 13 restaurantes locais apresentam pratos especialmente elaborados para o evento e comercializados ao preço único de R$15,00. Para acompanhar os pratos, uma adega e uma cervejaria artesanal da cidade completam o cardápio do Brotas Gourmet.

Este ano, a inspiração para os chefs foi o tema “Da Feira para a Mesa”, com objetivo de destacar a produção agrícola local e valorizar o uso de ingredientes frescos no preparo dos alimentos. Esta é também a marca do restaurante Areia que Canta, que integra o Brotas Gourmet desde a sua primeira edição. Focado na culinária de fazenda e nos pratos típicos do interior de São Paulo, o restaurante – situado dentro do Hotel Fazenda e Sítio Turístico de mesmo nome – utiliza especialmente ingredientes locais, muitos deles vindos da própria horta orgânica da fazenda.

Para o Brotas Gourmet 2016, a chef e nutricionista do restaurante selecionou o “Tortéi de Moranga – Areia que Canta”, cujo ingrediente principal é cultivado no local. “A moranga é um ingrediente que simboliza muito bem o tema do festival, pois ao mesmo tempo em que é um produto da terra, conhecido e popular, tem sabor delicado e versátil que, cada vez mais, ganha espaço nas receitas com toque gourmet”, explica Eneida Farsoni, criadora do prato que também resgata a tradição da família. “Fazendo jus à nossa origem italiana, optamos por apresentar nossa massa artesanal, recheada individualmente, à mão”, completa.

A estrela da receita, a moranga, entra como recheio do tortellini, combinada com parmesão e uma seleção de especiarias. Para finalizar, o molho de tomates frescos dá um toque de leveza, aroma e colorido ao prato.

A programação musical do festival é bem eclética, com shows de blues do Tritono Blues,  samba de raiz com o grupo Força na Peruca e um olhar contemporâneo sobre a música caipira com o trio Conversa Ribeira.

Turismo e Dicas de Hospedagem

Além do Brotas Gourmet, o clima ameno de agosto é mais um convite para o turismo em Brotas, cidade cheia de atrativos naturais e muitas opções de atividades radicais, mas também de descanso.

Com infraestrutura privilegiada e aliando o conforto às belezas da natureza e à tranquilidade da vida no campo, o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta é uma das boas opções para hospedagem e lazer, com variados circuitos turísticos – incluindo o Circuito Areia que Canta, que leva à famosa nascente da cidade e várias atividades no Rio Tamanduá para pessoas de todas as idades.

As diárias no local para o período do Brotas Gourmet incluem café da manhã e um passaporte com direito a três pratos no Festival. Há pacotes para duas pessoas a partir de R$1.034,00 para duas diárias. Crianças de até 5 anos e acompanhadas por dois adultos são cortesia no hotel, que tem valor diferenciado para crianças de 6 a 11 anos.

SERVIÇO

5º Festival de Gastronomia de Brotas – Brotas Gourmet

Data: de 18 a 20 de agosto

Local: Sindicato Rural de Brotas (Av. Dr. Américo Piva)

Horários: Abertura do evento às 19h, abertura da praça de alimentação a partir das 20h e shows musicais às 21h

Mais informações pelo site ou Facebook

 

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui