Parada do Orgulho LGBT+: cidade vira palco de celebração e luta pela igualdade e inclusão

Na semana que antecede a celebração na Avenida Paulista, existem diversas outras ações e atividades em prol da comunidade

A cidade de São Paulo se prepara para receber, no próximo domingo (02/05), a Parada do Orgulho LGBT+, um dos maiores eventos do gênero no mundo, que atrai milhões de participantes para celebrar a diversidade e promover os direitos da comunidade LGBT+. Com o apoio da SPTuris e Prefeitura de São Paulo, o evento contará com uma infraestrutura que assegure que a celebração ocorra de forma segura, organizada e acolhedora para todos os participantes.

O evento, de iniciativa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), é um marco na agenda LGBT+, promovendo não apenas a visibilidade e os direitos, mas também a conscientização sobre as questões ainda enfrentadas pela comunidade. Com o tema deste ano, “Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo – Vote Consciente por direitos da população LGBT+”, a parada pretende reforçar a necessidade de eleger governantes mais representativos à causa LGBT+, que se comprometam com a criação de propostas mais diversas e inclusivas.

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo), via contrato com a Secretaria Municipal de Turismo, desempenha um papel fundamental na organização e no fornecimento de infraestrutura para o evento, como ambulâncias, banheiros químicos, barricadas, cavaletes, cones, geradores, grades, pias portáteis, placas metálicas de fechamento, tendas, torres de observação, kits lanches, águas, carregadores, seguranças, agentes de limpeza e de apoio ao trânsito e apoio operacional.

O Observatório de Turismo e Eventos, vinculado à SPTuris, também realiza pesquisa de público. O último estudo, feito durante a Parada de 2023, com 1.217 pessoas, identificou que o perfil predominante do público pode ser definido pela seguinte persona: homem (49,8%), gay (38,3%), cisgênero (86,8%), branco (50,9%), entre 18 e 24 anos (33,7%), residente na capital paulista (58,1%). Do total de 41,9% dos entrevistados que não eram da capital, 0,7% representou o número de turistas internacionais.

O gasto médio por pessoa no evento foi de R$ 130,45 e o gasto médio do turista durante estadia na cidade (média de 3 pernoites) foi de R$ 1.106,00. Com outras atividades além da Parada foram gastos 23% com gastronomia; 21% com vida noturna/bares; 17,5% com compras; 12% com teatro/cinema/show. Ainda em 2023, durante o feriado em que o evento foi realizado, a estimativa média geral de ocupação nos hotéis foi de 71,8%.

“A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo e traz muita gente do interior e de outros estados, que fazem juntos um megaevento. Grandes eventos como este, atraem o interesse das pessoas também pela programação cultural e gastronômica paulistana e a cidade ganha a partir dessa movimentação financeira . Ou seja, a Parada está alinhada com os objetivos da SPTuris, de apoiar eventos que projetem a imagem de São Paulo, movimentem a economia e gerem empregos”, afirmou Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo.

Além da SPTuris, outros órgãos municipais estão envolvidos no evento, como as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, de Saúde, Pessoa com Deficiência, Segurança Urbana, Subprefeituras e Cultura, a Companhia de Engenharia de Tráfego e SPTrans.

Serviço

28ª Parada do Orgulho LGBT+

Data e horário: Domingo, 2 de junho, a partir das 10h
Local: Avenida Paulista

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1265 POSTS

Colunas

Artigos populares

Excursões rodoviárias são cada vez mais procuradas.

Os cruzeiros marítimos, sem dúvida, são os “queridinhos” do...

Recital de musica de Câmara do coro da OSESP no próximo domingo

Nesta semana, no domingo (06/abr), a recém-inaugurada Estação CCR das Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui